Efemérides vimaranenses: 28 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1220 — Provisão passada em Guimarães pela qual El-rei D. Afonso II deu grandes privilégios à igreja e freguesia de Santa Senhorinha de Basto.
1587 — Reuniram no alpendre da igreja de S. Sebastião, o corregedor, um dos juízes ordinários do termo de Basto e 2 vereadores de Guimarães; o corregedor mandou meter a pregão a obra de reformação da ponte de Cavez, conforme uma provisão de S. Majestade, andando muitos dias a pregão em Braga, vila Real, nesta vila e no termo de Basto, foi neste dia 28 arrematada no Campo do Toural a João Anes do Canto, desta vista, por 670$000 réis, que foi o menor lanço de que se fez contrato no referido alpendre.
1627 — Na nota de João Abreu, obriga-se por escritura Domingos Coelho, mestre de obras, morador na Rua Caldeirôa, fazer de pedra de galho, na igreja da Misericórdia, uma capela da parte direita, entre o púlpito e a capela-mor, a Francisco Jorge Mendes, morador no Toural, tendo de vão 20 palmos de olho e 10 de largo e o tecto de painéis lançados nas costas da capela, conforme a traça feita pela capela de Baptista da Costa, morador na cidade do Porto, a qual está na Misericórdia da dita cidade, menos um pilar por não caberem os dois, recebendo por toda a obra 79$000 réis e a cal necessária.
1720 — Provisão concedendo ao Cabido da Colegiada ter livro privativo de notas para todas as causas a ele pertencentes, no seu cartório.
1803 — O Cabido deferiu a representação em que a Misericórdia lhe dizia achar-se o muro do cemitério em parte destruído, de sorte que passavam por ele animais e algumas pessoas para fins ilícitos, pedindo-lhe sem perda de tempo mandasse consertar o muro e tirar todos os arbustos e árvores existentes dentro dele e todo o silvado, e dar providências precisas a respeito da demolição do muro da vila que fazia parte da parede do cemitério; mandando remeter a mesma representação ao cónego fabriqueiro para por conta da fábrica mandar fazer os reparos necessários.
1847 — Chegou a esta vila o brigadeiro César de Vasconcelos, general da Junta do Porto, e mais 2 ajudantes de ordens e 1 lanceiro. Foi para a hospedaria da Joaninha à Senhora da Oliveira. Saiu no dia seguinte para Amarante. P. L.
1863 — Na semana finda hoje, sábado, houve os acontecimentos desastrosos seguintes: um incêndio
1887 — A Associação Clerical, em assembleia geral, resolve representar ao governo, ao núncio e ao arcebispo, pedindo: conservação da Colegiada com obrigação de ensino; no caso da sua extinção, fornecer à Coraria da mesma subsídio que bastasse ao cumprimento de todos os legados que pesam sobre o Cabido (esta parte, tolice e disparate, era a Coraria a ser Cabido!) conservação na igreja da Colegiada de todos os paramentos, alfaias e quaisquer monumentos arqueológicos.
1894 — A pedido da Sociedade Martins Sarmento a Associação Comercial representa a El-rei pedindo a conclusão da Escola Industrial Francisco de Holanda, na sua parte material e na parte pedagógica e profissional, há ano prometida nas afirmações oficiais, há anos decretada nas sucessivas reformas do ensino industrial.Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home