Efemérides: 28 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1501 — Carta de El-rei D. Manuel I mandando aos cónegos de Guimarães que trasladem para a igreja Colegiada o corpo incorrupto de S. Torquato. Não o realizaram pela oposição dos povos daquela freguesia e circunvizinhas. NB: A carta é datada de 28 e não de 8 como noticiaram alguns jornais vimaranenses.
1835 — Depois da extinção das ordens religiosas é a igreja
1855 — A Câmara representa a El-rei pedindo mande trabalhar na construção da estrada de Guimarães ao Porto.
1877 — Aprovação dada aos estatutos da Associação dos Bombeiros Voluntários pelo governador civil do distrito, a qual foi cassada por portaria do ministério do reino de 1 de Outubro deste mesmo ano.
1886 — No Hotel de Guimarães, à Senhora da Oliveira, onde se achava hospedado o Dr. Alves Veiga, organiza-se uma comissão republicana para promover a criação de um centro democrático nesta cidade.
1898 — Principiou a construção da estrada de Nª Sª da Guia à Costa; de manhã e à noite houve música e muitos foguetes e repiques de sinos na Penha, à noite iluminaram-se muitas casas e alguns edifícios públicos. Os primeiros carros de gado cavalar, estando parte construída e parte rebuçada, foram lá a 25-VII-1899 e a 20-XII-1900 foi definitivamente aberta a todo o trânsito público.
1898 — Saiu o 1º número de um pequenino jornal, quinzenal, dedicado às damas, "O Ideal". Literário, em pequeno formato; redactores G. Bello, M. de Mendonça e G. Óscar. Só publicou 6 números.
1923 — Terminou a polícia civil em Guimarães.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home