Efemérides: 26 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1648 — Filipe IV, de Espanha, dá o bispado de Unguento ao muito ilustre vimaranense Agostinho Barbosa.
1688 — São assinados pelo mestre Gaspar dos Réis e pelo tesoureiro-mor da Colegiada, como fabriqueiro da mesma, os apontamentos da obra de construção das cadeiras da capela-mor da dita Colegiada que aquele havia de executar, e são as actuais com algumas modificações.
1866 — No teatro de D. Afonso Henriques foi instalada a Associação Artística. À saída houve foguetes e vivas, indo os artistas dar estes à porta do iniciador e instalador Manuel Mascarenhas e à do Dr. Avelino Germano da Costa Freitas que havia oferecido os seus serviços clínicos gratuitamente durante um ano à associação.
1884 — 3ª-feira de Entrudo. Na freguesia de S. Miguel de Creixomil, alguns sujeitos, por malvadez ou embriaguez, tiveram a fraca lembrança de parodiar um enterro religioso, e, com uma cruz, uma panela com água e um esquife, andaram pela freguesia a cantarolar simulando os cânticos religiosos fúnebres. Isto foi ataque à religião do estado e de encontro às expressas determinações da autoridade administrativa, a qual recebendo uma queixa contra tal facto estúpido tomou conta da punição dos autores.
1886 — Por iniciativa das damas que faziam parte da
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home