Efemérides: 23 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1675 — O arcebispo D. Veríssimo de Lencastre assina em Guimarães os capítulos da visitação que havia feito à Colegiada de Guimarães em 8 de Janeiro, nos quais, entre outras coisas, ordena que o sacristão ou quem tiver jurisdição na sacristia" com pena de excomunhão per si, nem interposta pessoa, empreste alguma capa de asperges para os estudantes ou outra qualquer pessoa andar a cavalgar dia de S. Nicolau bispo em companhia dos escolares causando turbações na vila e muitas indecências a que convém por este meio atalhar."
1835 — À noite os estudantes representam no teatro de Vila Pouca a tragédia Othelo sendo o desempenho sofrível e a concorrência grande. A 1 de Março repetiu-se por curiosos. P. L. - (Os curiosos seriam os mesmo estudantes?).
1838 — Houve uma tão grande cheia no rio Ave, assim em todos os mais rios, causada por um grande temporal que houve no dia e noite antecedente (muitos destes temporais, ou quase semelhantes, houve neste Inverno) a qual afogou 1 macho em que vinha a cavalo 1 caixeiro de 1 negociante, ao tempo em que ia a passar os pontilhões de Caldelas do mesmo rio Ave, indo com o macho umas bolsas com 1:200$000 réis, salvando-se com muito custo o caixeiro. As bolsas apareceram depois que vagou a cheia. O caixeiro era de um negociante do Porto. - Até ao fim deste mês houve grandes cheias causadas pelas frequentes trovoadas, saraivadas, etc., causando imensos estragos, principalmente no mar e nos rios. As chuvas e as tempestades tinham começado no princípio do mês de Dezembro do ano passado, podendo-se dizer, que desde esta época tinha chovido sempre, só apenas com a interrupção de alguns poucos dias em que houve sol. P. L.
1876 — Na freguesia de S. Salvador de Briteiros realizou-se a inauguração da escola primária para o sexo masculino, celebrando-se na igreja paroquial um solene Te Deum e sermão pelo Ribas, de Basto, donde viera expressamente, a que assistiram bastantes convidados; a que se seguiu a matrícula de bastantes alunos, lavrando-se imediatamente uma cata que foi assinada pelos assistentes; ultimou-se com um opíparo jantar aos convidados em que se levantaram muitos brindes a João Antunes Guimarães, a quem se devia este grande melhoramento. P. L.
1878 — No Paço do Concelho, reunidas as Câmaras e os Conselhos Municipais de Guimarães e Vila Nova de Famalicão, elegeram procuradores à junta geral do distrito no biénio de 1878 e 1879 Adriano Acácio de Morais Carvalho e os vimaranenses Barão de Pombeiro e Rodrigo de Meneses.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home