Efemérides: 20 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1815 — São apregoados e havidos por citados os curtidores, da Rua de Couros, para que, dentro de 3 dias, tirem a casca da rua, sob pena de condenação.
1828 — 4ª-feira de Cinza. - Grande temporal nesta vila com uma grande trovoada da qual saiu um raio que caiu na torre
1831 — Das 9 horas da noite principia a tocar a fogo nas Capuchinhas e depois em várias torres da vila. Entrando a acudir gente para as partes das Capuchinas veio-se no conhecimento que não era fogo, mas sim ("segundo alguns diziam") ladrões que queriam roubar as freiras. Fosse o que fosse, o grande caso é que este acontecimento fez um grande alarme na vila, pegando em armas os voluntários realistas e bastantes paisanos. P. L.
1893 — Às 9 e meia da manhã falece o patriota e entusiasta de Guimarães e da Penha, António José Ferreira Caldas, natural das Caldas de Vizela, pai dos já falecidos padre António José Ferreira Caldas Júnior e António Augusto da Silva Caldas, que muito honraram Guimarães seu berço, aquele no púlpito e este no comando dos Bombeiros Voluntários. No dia 18, em que mandava dizer a missa na Misericórdia, às 10 horas e com convites, pela alma do seu grande amigo Dr. Jerónimo Augusto Pacheco Pereira Leite, que havia pouco tempo que tinha falecido em Cabeceiras de Basto, uma congestão cerebral, ao alvorecer da manhã desse dia 18, prostrou-o no leito, não podendo já assistir ao religioso acto. Foi o iniciador e instalador da Associação Comercial Vimaranense, a cuja classe ele pertencia, pois foi negociante de fazendas brancas de linho.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home