Efemérides: 24 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1282 — O arcebispo de Braga, D. Frei Telo, estando no convento de Pombeiro, aí confirmou neste dia a doação que Francisco Simão fizera em Guimarães, de uma herdade e casas ao convento
1747 — 6ª-feira, têmporas. O arcebispo de Braga, D. José de Bragança, conferiu ordens menores no seu palácio (actual casa dos Coutos) dizendo missa paramentado por dignidades e cónegos, dando depois audiência pública e de tarde ministrou o santo crisma a 748 pessoas. - "Guimarães agradecido".
1854 — "A Revolução de Setembro" dá do "Nacional" o seguinte: Pessoa que há dias chegou da província informa-nos que no princípio deste mês fora assassinado um brasileiro, chamado Oliveira, pelo abade de S. Torquato, próximo de Guimarães. Parece que o abade vivia em grande intimidade com a irmã do assassinado, e este, não querendo consentir na continuação de semelhante intimidade, caiu vítima da ferocidade do padre. A justiça tomou conhecimento do crime; houve auto de delito e já se passou ordem de prisão contra a mãe e irmã do brasileiro, como cúmplices no assassinato. Consta-nos que se fazem os maiores esforços para se abafar este processo; mas acreditamos que o não hão-de conseguir: crime tão atroz não deve ficar impune.
1880 — Morreram todos os peixes do lago do Toural.
1886 — A Câmara Municipal consignou na acta da sessão um voto de louvor e agradecimento ao Dr. João Franco Castelo Branco pelo modo digno e altamente honroso com que, na sessão de deputados do dia 22, defendeu a honra e a dignidade deste concelho que ele representava, a propósito do conflito com Braga.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home