Antes quebrar que torcer
Por iniciativa das mulheres que faziam parte da Sociedade Martins Sarmento , na tarde do dia 26 de Fevereiro de 1886, reuniram-se na sede da SMS muitas “senhoras vimaranenses de todas as hierarquias sociais”, tendo sido decidido oferecer à Comissão de Vigilância na questão de Braga e Guimarães uma bandeira bordada a ouro, com a inscrição antes quebrar que torcer.
A assinalar esta iniciativa, há naSociedade Martins Sarmento um quadro com uma Homenagem a todas as damas vimaranenses, decorado com diversos elementos alusivos a Guimarães, à sua identidade e à sua história. Na parte superior do lado esquerdo, tem a Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, seguindo-se, longitudinalmente, o Castelo de Guimarães, ao centro, a Imagem da Nossa Senhora da Oliveira, do lado direito a Igreja de S. Miguel do Castelo ladeada por um anjo. Na parte central do quadro são apresentados os nomes das mulheres que ofereceram a bandeira à Comissão da Vigilância. Do lado esquerdo, uma personagem que representa o Guimarães, cuja estátua se encontra nos antigos Paços do Concelho, segurando, numa mão, uma bandeira azul e branca com o com inscrição: "Antes Quebrar que torcer" e, na outra, obrasão da cidade.
Na parte inferior do quadro podem ver-se duas imagens de Guimarães: o Campo da Feira e uma vista panorâmica, adaptada da aguarela atribuída a Roquemont.
A assinalar esta iniciativa, há na
Na parte inferior do quadro podem ver-se duas imagens de Guimarães: o Campo da Feira e uma vista panorâmica, adaptada da aguarela atribuída a Roquemont.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home