Efemérides vimaranenses: 14 de Janeiro
D. Carlota Joaquina
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1491 — Executou-se a Bula de Inocêncio VIII que suprimiu 6 conesias, sendo 3 anexadas à mesa capitular e 3 para criar 6 meias conesias.
1626 — A Câmara deliberou que os porteiros e pregoeiro tragam bordão com maçaneta e armas reais sem o qual não façam diligência alguma.
1817 — Foi sepultado na igreja da Misericórdia, José Lopes da Cunha Velho, o maior dos benfeitores que a Santa Casa teve até 1914.
1830 — Neste dia fez-se um auto de devassa, em que o autor, Manuel José Figueiras, mestre ourives, da rua da Tulha, disse que vindo ontem 13, à noite, da feira de Freamunde, hoje encontrara as portas das traseiras da casa com uma tábua arrombada, aberta a porta da loja, onde tinha os caixões do ouro e prata que trouxe da feira, deu por a falta deles; estavam no quintal todos os papéis onde estavam pregados os laços, cordões, etc., e os caixões de 5 palmos de alto e 1 e 1/2 de largo, arrombados, em que tinha valor de 824$000 réis, metal. Em 19 de Fevereiro querelou de Maria Delfina, que foi presa no castelo; a qual, por sentença de 14 de Maio de 1831, o juiz de fora absolveu por falta de provas; e foi confirmada em 6 de Agosto de 1831 em apelação por acórdão da Relação do Porto.
1830 — "Chega a notícia oficial de ter falecido a 7 deste mês, a imperatriz-rainha a Sr.ª D. Carlota Joaquina, pelo que principiaram na torre da Colegiada os sinais fúnebres como é costume quando morre alguma Pessoa Real. "P. L.
1830 — "Apareceu, logo de manhã, tudo coberto de folheca." P. L.
1837 — Principiou a trabalhar no teatro desta vila a companhia de Mr. Avillon, a qual dançava na corda e fazia outros muitas coisas de muito merecimento. Este Mr. Avillon tinha estado na cidade do Porto, tendo ali muita aceitação aonde tinha também uma grande Companhia de Cavalinhos, que não trouxe para esta vila, mas os mandou para Braga para onde havia de partir depois a que aqui tivesse dado alguns espectáculos. P. L.
1857 — Decreto expedido pelo ministério das Obras Públicas, mandando que por utilidade pública se proceda à expropriação duma casa e quintal, no largo de S. Paio, pertencente a Gonçalo Lopes Moreira, passando à Misericórdia para dar maior capacidade ao hospital dos Entrevados.
1862 — Principia a obra de construção da estrada de Guimarães a Fafe.
1868 — Decreto ditatorial revogando a lei de 26 de Junho de 1867, pelo qual voltou a pertencer ao concelho de Lanhoso a freguesia de Garfe que por ela era de Guimarães
1870 — A Câmara aprova em sessão o local da Atouguia para construir o cemitério municipal.
1885 — É inaugurada na casa da Sociedade Martins Sarmento, onde continuou a funcionar, a Escola Industrial "Francisco de Holanda ", assistindo ao acto o inspector das escolas industriais da circunscrição do norte, Dr. José Guilherme Parada e Silva Leitão, sendo o número de matriculados 104, dos quais 14 do sexo feminino, devendo então, tal número aumentar, parecendo ser a escola mais ou das mais frequentada do país.
1890 — Ao anoitecer, constando por telegrama que o nosso bom deputado João Franco Ferreira Pinto Castelo Branco, por decreto deste dia, ia fazer parte do novo ministério, tomado conta da pasta da Fazenda, logo muito povo saiu com archotes e uma banda de música pelas ruas dando calorosos e delirantes vivas, e ardendo muito fogo do ar, cuja entusiástica demonstração findou às 11 horas da noite.
1893 — Concluiu-se o trabalho das soleiras para o alçado principal que ia levantar-se no edifício da Associação Artística Vimaranense.
1903 — A Sociedade Martins Sarmento resolve representar à Câmara Legislativa, pedindo aprovação do projecto-lei, pendente na sessão anterior, que diz respeito à isenção de contribuição de registo dos legados deixados à Sociedade pelo Dr. Francisco Martins Sarmento.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
1 Comments:
Descobri ontem este blog e estou impressionado com a qualidade e o elevado nível. Dou aulas de História em Guimarães e julgo ser este blog um recurso valiosíssimo para obter informações acerca da História da Cidade. Coloquei links permanentes para aqui no meu blog pessoal idolatrica.blogspot.com, em sai-te.blogspot.com e em eb23gilvicente7cap.blogspot.com e fiz uma curta postagem, quer neste, quer em sai-te.blogspot.com, blog mais direccionado para uso pedagógico, embora ainda com muito tempo de vida.
Muitos parabéns e obrigado pelo serviço.
P.s.: Se puder, darei o Pedra Formosa a conhecer na History News Network (http://hnn.us/blogs/entries/9665.html) um índice de blogs dedicados à História.
Enviar um comentário
<< Home