Efemérides vimaranenses: 11 de Janeiro
Santa Clara (Largo do Cónego José Maria Gomes)
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1497 — D. Manuel I, em Estremoz, confirma a carta de El-rei D. João I, dada em Guimarães a 7 de Novembro da era de 1423 que concede grande parte dos privilégios que gozavam os privilegiados de Nossa Senhora da Oliveira, os quais privilégios estão transcritos a folhas 14 e 15 do vol. XXXII da Revista de Guimarães, sob o nº 38.
1533 — João Álvares, procurador do duque de Bragança, D. Teodósio, toma posse, em nome deste, da vila de Guimarães, acto realizado com toda a solenidade nos paços do concelho, e no dia seguinte toma posse do padroado da Colegiada.
1640 — Pêro Veloso, alcaide, morador a Santa Margarida, Pêro de Castro, serralheiro, da rua das Molianas e João Pereira, familiar do cónego Miguel da Fonseca Arrochela, porque, pela sua devoção, e esmola de outras pessoas, tinham de novo edificado, junto à Porta da Frieira, a ermida de Santa Cruz, e querendo conseguir licença do arcebispo para dizerem missa na mesma ermida, fazem escritura na nota de Jerónimo de Abreu, pela qual se obrigam como mordomos a fabricá-la nove anos, em cujo prazo o Cabido lhes largava para isso as ofertas dela.
1721 — Carta régia, mandando que a Câmara Municipal forneça ao secretário da Academia de História todas as notícias para a história eclesiástica, política e militar que constarem do arquivo.
1821 — "Houve no reino tão grandes chuvas que causaram grandes estragos." P. L.
1840 — Morreu nesta vila um anjinho filho do Botelho (António Correia Botelho Teixeira Rebelo) juiz de direito da mesma, filho de uma concubina, que ele tinha
1854 — É transferido da sepultura nº 56 para a nº 10 da igreja da misericórdia o corpo inteiro de Luísa Maria, do lugar do Bairro, da freguesia de Atães, que falecera de anasarca no hospital em 13 de Maio de 1841 e nela fora enterrado em 15 do mesmo, por ser encontrado, segundo relata o respectivo assento feito pelo padre sacristão mor José Joaquim Antunes, da seguinte forma: "cabeça inteira com cabelo, testa, olhos e nariz tinham sofrido lesão, boca perfeita com alguns dentes, braços e mãos perfeitos e flexíveis, peito com alguma lesão, as pernas e pés perfeitos, os fatos que a adornavam em bom estado, esteve algum tempo fora da sepultura sem alteração, estava perfeitamente inteiro, presos os membros uns com os outros pelos tendões e fibras." Na sepultura 10 não houve mais enterrações, na 56 houve.
1884 — A Sociedade Martins Sarmento representa, pelo ministério das Obras Públicas, pedindo a criação de uma escola industrial, visto ter sido concedida para a Covilhã, centro de grande importância, mas ainda assim de menos importância industrial que Guimarães.
1924 — Foi deliberado que o terreiro de Santa Clara se denomine Largo do Cónego José Maria Gomes.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home