Efemérides vimaranenses: 8 de Janeiro
O Paço dos Duques, quartel das tropas de Guimarães.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1598 — Carta do Dr. Provedor da comarca, informando a El-rei de que a despesa que a Câmara poderia fazer com a Candeia ou pavio coberto de cera, em véspera do Espírito Santo, em cumprimento do antigo voto pela peste que houve na vila, boninas e ramos juntamente com os tabuleiros de pães que se faziam para benzer e distribuir aos pobres, era de 30 cruzados, e com as 6 pregações nas procissões era de 3$500 réis por sermão ao pregador e 2$5000 réis em cheiros para se celebrarem os ofícios divinos.
1672 — É fundada a Irmandade de Nossa Senhora do Terço na igreja dos frades de S. Domingos.
1675 — O arcebispo D. Veríssimo de Lencastre por visitação à Colegiada e nos capítulos que dela deixou há o seguinte: "14. Mandamos ao sacristão desta sé e a qualquer pessoa que tiver jurisdição na sacristia com pena de excomunhão por si, nem interposta pessoa empreste alguma capa de asperges para os estudantes, ou outra qualquer pessoa andar a cavalo dia de S. Nicolau Bispo em companhia dos Escolares causando turvações na vila e muitas indecências à que convém por este meio atalhar."
1803 — Provisão nomeando inspector do plantio das amoreiras e doutras árvores e matos em todo o distrito desta vila e seu termo a domingos José de Macedo, de Guimarães. Vide a 28 de Janeiro de 1803.
1819 — "Acabaram-se as obras dos Paços (Quartéis dos soldados desta vila) isto é de madeira e telhados, porque as paredes já eram muito antigas" P. L. - Estas obras foram muito dispendiosas, por ser preciso muita madeira e telha, pois o edifício estava descoberto há muito tempo e por isso foi uma das mais importantes obras que nele se fizeram até agora 1927.
1833 — "Morre no hospital militar de S. Francisco, um soldado de cavalaria de uma facada que no mesmo hospital lhe deu um voluntário realista chamado Hilário, e desta vila, que aí se achava doente. O juiz de fora foi tomar auto. P. L. (uma nota moderna no livro do P. L., diz que foi a 9).
1836 — Nasce Luís Cardoso Martins da Costa Macedo, 1º conde de Margaride.
1863 — A Câmara Municipal representa a El-rei para que a estrada de Guimarães à Lixa siga o traçado por Abação e Vale de Vizela abandonando-se o que se andava estudando por S. Romão e Fareja. Não foi atendida.
1874 — Por ser o aniversário natalício do Visconde de Margaride as crianças do asilo de Santa Estefânia vão incorporadas a sua casa felicitar o seu grande protector o qual agradeceu a felicitação presenteando-as com uma inscrição de cem mil réis! À noite houve um magnífico baile, como poucos na casa dos Viscondes.
1886 — Parte para Lisboa uma comissão de cinco membros, entregar a representação a El-rei, para a "União ao Porto" sendo acompanhada à estação por representantes de diversas corporações e por muito povo. Regressou no dia 15.
1889 — Das 3 às 4 e meia da tarde caiu tanta folheca que chegou nas ruas a ter 4 dedos de altura, e depois choveu muito que a derreteu toda.
1893 — A Câmara resolveu mudar o cruzeiro de S. Francisco para onde a Ordem indicasse.
1913 — Na sede das escolas centrais fez-se às 11 horas e meia o acto inaugural da Cantina Escolar Vimaranense.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home