Efemérides vimaranenses: 5 de Janeiro
Dr. Eduardo de Almeida
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1288 — Carta de El-rei D. Dinis, escrita em Montemor-o-Novo, ordenando aos juízes de Guimarães que façam cumprir a sentença que o Cabido houve, proferida pelos juízes anteriores, a qual abrigava os homens de Moreira e Vila Cova a povoar os casais reguengos que o mesmo Cabido tinha em Moreira e Vila Cova, hoje Moreira de Cónegos.
1654 — Professou no convento da Graça, em Lisboa, o Vimaranense D. Frei José de Oliveira, que depois foi bispo de Angola.
1709 — A Câmara defere uma petição de frei Joaquim de Santo Elias, religioso professo da terceira ordem carmelita, assistente no hospício da Penha, concedendo-lhe 150 varas de terra, que solicitara junto à penedia em que vivia, e quanto às 44 que pedia para a horta lhe davam 20 de largo e 60 de comprido, não excedendo um penedo que ficava para a parte de baixo, e poderia ele aproveitar-se da água da fonte para seu alimento e limpeza de sua casa, mas nunca tirar-lha. Esta concessão Foi feita depois de ter ido em vista ao local a Câmara e parte da nobreza da vila.
1762 — A irmandade do Cordão e Chagas de S. Francisco empresta um conto de réis a juro de 5 por cento ao Convento de Santa Clara, para este se desempenhar.
1831 — Um sargento de milícias entrega na cadeia da correição o presbítero Manuel Francisco Moreira, de Queimadela, de 45 anos, por suspeita de estar culpado em negócios políticos. Foi transportado para Braga em 21 deste mês e ano.
1839 — Chegaram a esta vila dois ladrões, um preso e outro morto, em um carro, os quais tinham entrado em um roubo que se tinha feito na noite antecedente na freguesia de S. Mamede de Vermil ao pé de Ronfe, e no qual tinham matado o dono da casa que foi roubada. P. L.
1841 — Em a noite de hoje para amanhã,
1841 — A Câmara representa às cortes pedindo o convento e quintal de S. Domingos para construir o paço municipal e mais oficinas precisas à municipalidade.
1887 — A Câmara deliberou contrair um empréstimo de 56.000$000 réis, ao juro de 5 por cento, destinados 42.500$000 ao pagamento dos empréstimos anteriores, contraídos a 6% e 13.500$000 para a construção dum matadouro e duma casa forte para os livros da conservatória e registo dos testamentos, e ao reparo de tanques, aquedutos, ruas e praças.
1904 — Portaria assinada pelo ministro das obras públicas, conde de Paço Vieira, aprovando o programa e caderno de encargos do concurso para a construção e exploração das linhas-férreas de Braga a Monção, de Braga a Guimarães e de Viana a Ponte da Barca, os quais estão anexos à mesma portaria no "Diário do Governo" n.º 9, de 13 de Janeiro de 1904
1911 — Tem esta data um "Plano de Beneficência" no concelho de Guimarães, apresentado pelo administrador do mesmo concelho, Dr. Eduardo de Almeida, vimaranense, ao governador civil do distrito. Está publicado nos números 475 e 476 do jornal "Independente".
1928 — Nesta noite ou na seguinte os presos da cadeia saíram à pândega, excepto um, que no salto feriu-se e teve de recolher ao hospital.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home