30 abril, 2006
Efemérides: 1 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1291 — Regimento dos cónegos e beneficiados do Cabido da igreja de Santa Maria de Guimarães, dado por El-rei D. Dinis.
1822 — Representação de vários moradores da vila contra a Câmara, que acusa de inconstitucional, delapidadora e feita com os arrematantes da carne, em um contrato que fez violentamente, e com escolta na casa da Câmara, a que se opôs José de Sousa Bandeira e outros.
1867 — Às 12 horas e 40 minutos, numa casa do terreiro
1875 — Principia a funcionar o Banco Comercial de Guimarães.
1881 — Inaugurou-se na Rua Gil Vicente, em terrenos pertencentes a José
1901 — Às 9 horas da noite, um pequeno ajuntamento de povo, que se reuniu no Largo de Nª Sª da Guia, preparava-se par se conduzir pelas ruas numa manifestação anti-jesuítica; o administrador, dr.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
29 abril, 2006
1 SEGUNDO: imagens da exposição
1 minuto
1 hora
1 dia
1 semana
1 mês
1 ano
1 década
1 século
1 eternidade
Um relógio que bate e que se sente...
Um tempo que se traduz numa unidade tão rígida e tão fixa que rege uma vida um ciclo.
Um tempo implacável, impiedoso que não espera por ninguém, que modela a nossa vida e que constrói sistemas e rotinas.
Um tempo que passa, voa, pára e foge.... e de repente... tudo acaba ou tudo começa.
O teu tempo, o meu tempo.
Quanto tempo tens? Quanto tempo perdes?
Cláudia Lopes
Efemérides: 30 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1236 — O Arcebispo D. Silvestre sagrou a igreja de S. Miguel do Castelo.
1713 — O escultor Pedro Coelho, morador no Casal do Olival, de freguesia de Gondar, obriga-se na nota do Cabido, ao mesmo, a ornar de talha com folhas, pássaros, serafins e rosas, que mostrem variedade, o interior das 4 frestas da actual capela-mor da Colegiada e os caixilhos de fruteiras para as mesmas, tudo por 85$000 reis. NB : Esta talha foi substituída na reforma de 1830, e as duas frestas junto ao retábulo da tribuna foram abertas posteriormente à data de 1713 supra.
1830 — Na tarde deste dia foi dada uma busca às casas dos constitucionais, em Guimarães, com o fim de serem pesos os que encontrassem, mas nenhum se encontrou. PL.
1879 — A Câmara determina que a iluminação pública da cidade, desde o próximo 1 de Julho em diante, esteja acesa por toda a noite e não até á uma hora.
1916 — O arcebispo de Braga disse missa e deu a comunhão às 7 horas na igreja
1939 — À noite veio processionalmente da capela de S. Lázaro para a igreja da Misericórdia a pequena imagem de Nª Sª da Conceição, oferecida para a nova igreja da Penha por Júlio da Costa Pinto.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
28 abril, 2006
Efemérides: 29 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1826 —
1828 — Às 7 horas da tarde chega a notícia de ter sido aclamado no Porto o sereníssimo infante D. Miguel rei de Portugal, pelo que saiu quase toda a nobreza (do seu partido) clero e muito povo aclamando-o com o maior entusiasmo, não cessando de tocar repiques e o fogo do ar. PL.
1836 — À aurora, meio-dia e anoitecer, houve repiques de sinos em toda as terras da vila e à noite houve iluminação geral por ser o aniversário da outorga da Carta Constitucional. PL
1879 — Reúne a comissão incumbida de estudar a proposta apresentada por Miguel da Costa Faria, da cidade do Porto, para iluminação pública pelo sistema Glog-gaz que foi de parecer unânime que tal proposta era inaceitável. A Câmara, em sessão no dia seguinte, resolveu, em harmonia com tal parecer, rejeitar a dita proposta.
1896 — Tendo havido nos 2 dias anteriores preces ad petendam pluviam (era grande a seca, que os lavradores não podiam lavrar), hoje às 6 horas sai em procissão de penitência, promovida pela Câmara Municipal, a imagem de Nª Sª da Oliveira, acompanhada pelo Cabido, Câmara, Irmandade de Nª Sª da Oliveira e numerosíssimo povo. Antes da saída houve sermão pelo padre José Maria Fiúza, capelão do regimento 20 de infantaria. De noite houve uma chuva miudinha, atribuindo-se a efeito milagroso resultante da procissão.
Tesouros sarmentinos: (89) Historia de lo succedido en Escocia e Inglaterra...
27 abril, 2006
Efemérides: 28 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1732 — O mestre pedreiro
1836 — Domingos António de Araújo e Silva celebra o seu casamento na igreja Colegiada com D.
1837 — Foi remetido para a Relação do Porto, a fim de continuar por apelação, o processo em que eram autores os estudantes e os coreiros e réu o Cabido, sobre as maçãs, etc., do S. Nicolau.
1842 — Foi preso nesta vila o bacharel formado António
1846 — Inauguração da iluminação a petróleo em parte das ruas da cidade.
1862 — Entraram nesta cidade, às 4 horas da tarde, os povos de Caldelas (Taipas) amotinados a pretexto dos tributos novamente lançados. Arrombaram a repartição de fazenda e gabinete do administrador e queimaram os papéis da fazenda. Da Câmara levaram os padrões dos novos pesos e medidas, quebraram o estalão do recrutamento. Nas lojas tiraram os novos pesos e medidas. Retiraram às 6 horas e meia da tarde. Em 29 chegaram 40 soldados de infantaria 6, em 1 de Maio (alguns jornais dizem que a 29) 70 de caçadores 9, no dia 4 do mesmo 42 soldados de infantaria 9.- Vide 1 de Maio.
1886 — A Câmara anuindo a um ofício
Tesouros sarmentinos: (88) Vénus no banho
26 abril, 2006
Efemérides: 27 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1128 — Confirmação e ampliação do foral de Guimarães, por D. Afonso Henriques, sendo ainda infante.
1130 — É a data em que, por Egídio Valasco, foi trasladada a provisão do Conde D. Henrique proibindo que os poderosos dos seus estados edifiquem casas suas moradas dentro da vila de Guimarães, sem consentimento do povo.
1805 — A Câmara atendendo a que no ano anterior se fizera exorbitante e escusada despesa com os pães bentos na festa do Espírito Santo, em prejuízo das obras necessárias do concelho em que unicamente deviam ser empregados os seus rendimentos, delibera que de ora em diante não se gaste em tal festa mais do que os 18 alqueires de trigo que pelo concelho lhe eram destinados.
1830 —
1833 — São, como medida preventiva, distribuídos pelos habitantes de Guimarães, bastantes ramos de loureiro, alecrins e pinhas, para à noite serem queimados, nas ruas da vila, como desinfectantes da maligna, que então aqui grassava, os quais foram mandados distribuir pelos juízes almotacés e conduzidos pelos lavradores das freguesias das aldeias, que para isso foram embargados. PL
1862 — Domingo. - Leilão de prendas, no Toural, em benefício do projectado Asilo de Santa Estefânia.
1903 — Reabre a Fábrica de Tecidos da Avenida, sob administração da Companhia (de Campelos) de Fiação e Tecidos de Guimarães.
1905 — Principia a demolir-se o tanque do Largo de João Franco Castelo Branco, só o depósito da água.
25 abril, 2006
25 de Abril : Homenagem a Emídio Guerreiro na SMS
Na mostra que assinala este acto, encontra-se, entre outros documentos, o rascunho das palavras que o velho resistente proferiu, no seu regresso a Portugal, após o 25 de Abril de 1974:
O 25 de Abril é um cântico de alegria, é uma aleluia da ressurreição da Liberdade!
Ao voltar à minha Pátria, depois de 42 anos de ímpio exílio, toda a minha gratidão inolvidável é para esses jovens oficiais, sargentos e soldados das forças armadas que me restituíram uma Pátria livre.
As minhas felicitações entusiásticas à Junta de Salvação Pública e ao seu Presidente General Spínola pelas medidas democráticas e humanas que constituem os primeiros elementos da nova Sociedade Portuguesa.
A minha homenagem comovida aos mártires que nas prisões e no exílio acumularam tantos sofrimentos!
Coincidência curiosa!
Foi também em 25 de Abril de 1965 que foi descoberto em Espanha o cadáver de um eminente português que foi o General Humberto Delgado.
E neste 25 de Abril de 1974, com o triunfo do ideal que o General Delgado ofereceu, em holocausto, a sua vida, um povo livre reclama justiça para os autores e responsáveis de um dos crimes mais horrorosos da História.
Viva o Movimento das Forças Armadas!
Viva a Liberdade!
Efemérides: 26 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1173 — Neste dia, e não no dia 20 deste mês, como disse "O Espectador" (semanário), que em 1883 e 1884 se publicou nesta cidade, nº 25, El-rei D. Afonso Henriques com os seus filhos D. Sancho e D. Teresa, faz doação do couto
1763 — Veio em procissão de penitência, por causa da maligna, S. Roque da Serra com todas as Irmandades e algumas comunidades para a igreja do Carmo onde houve preces 9 dias com exposição.
1772 — A mesa da Misericórdia, em sessão, sendo-lhe proposto " que se tinha experimentado nos anos pretéritos uma avultada despesa na armação da enfermaria, na festa de Santa Isabel, armando-se de papel, e ser muito conveniente o serem pintadas alcovas e toda ela, para cessar a mesma despesa, e ser mais alegre pintado", delibera unanimemente que se fizesse a dita pintura, comprando-se os materiais e ajustando-se um pintor para fazer pelo preço mais cómodo.
1821 — O Congresso Nacional elege pela 3.ª vez, para um dos 4 lugares de secretário, o bacharel e vimaranense
1833 — Sai em procissão extramuros a imagem de S. Sebastião desta vila, acompanhada pelas irmandades da sua igreja e muito povo, tendo um sermão à saída e outro à entrada, estando fechadas as portas das casas nas ruas por onde passa, e tendo precedido 3 dias de preces por causa da peste que grassava nesta vila e em diferentes partes do reino. PL.
1901 — Às 9 horas da noite soube-se que
1910 — Às 3 e meia e às 4 horas da manhã sentiram-se nesta cidade 2 abalos de terra, menos violentos que o do dia antecedente.
24 abril, 2006
Efemérides: 25 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1615 — Os cónegos mestre-escola e vigário geral da Colegiada vão ao mosteiro
1829 — Parada no Campo da Feira pelo batalhão dos voluntários realistas desta vila e um destacamento de milícias da mesma, por serem os anos
1832 — Em S. Miguel do Castelo casou Manuel Afonso com Juliana Rita, pretos e criados de servir, ambos da freguesia de N.ª S.ª da Oliveira, ele escravo e natural do Brasil, baptizado a 17 de Abril de 1825 em Santa Maria de Vilar da diocese do Porto, tendo então 20 anos pouco mais ou menos, e ela natural de Angola e enviuvou de Manuel José, preto, em 30 de Outubro de 1821 no Salvador de Tuias.
1842 — Por decreto de D. Maria II é dado à Câmara o Convento dos religiosos
1846 — Morreu um granadeiro, do regimento n.º 3, que tinha sido ferido, no dia 16 deste mês, quando os Povos perseguiram e desarmaram a força que entrou nesta vila. Morreu no hospital da Misericórdia " onde foi bem tratado, não podendo a cirurgia salvar este infeliz que foi vítima do furor popular." PL.
1864 — Na antemanhã deste dia, perto da Vaca Negra, deu-se o seguinte : Vindo cerca de 30 carreiros com seus carros e bois para emposta (sic), carregar madeira para conduzir para Lordelo, os bois que puxavam um dos carros que vinham na retaguarda se amedrontaram e se precipitaram desordenados todos os outros bois que vinham adiante, os quais todos correram em desordenada carreira, não havendo esforços que pudessem contê-los pelo que um rapazito de 14 anos ficou morto no meio da estrada com a cabeça esmigalhada; 3 homens ficaram muito mal tratados, um dos quais em perigo de vida (faleceu a 2 de Maio), os quais foram conduzidos no momento para algumas das casas da beira da estrada onde foram logo sacramentados, sendo depois conduzidos em macas para o hospital; os outros (7?) que ficaram menos maltratados foram em carros para suas casas; um boi, pertencente ao dono do carro de quem era criado o rapazito que ficou morto, foi também mal ferido numa perna; outro rapazito que ficou ferido na cabeça e que mesmo assim correu quanto pode atrás do carro, que pertencia a seu pai, foi recolhido em casa do armador Eugénio
1910 — Às 4 horas da manhã fez-se sentir um abalo de terra nesta cidade, com duração de 4 segundos
23 abril, 2006
23 de Abril: Dia Mundial do Livro
Esta efeméride foi instituída pela UNESCO em 1996, tomando como referência uma antiga tradição da Catalunha. Neste dia, os cavaleiros ofereciam às damas uma rosa vermelha, recebendo delas um livro.
A 23 de Abril celebram-se também as obras de Shakespeare e Cervantes, que faleceram nesta data, no ano de 1616.
A
Efemérides: 24 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1537 — Casaram, em Vila Viçosa, o duque de Guimarães, D. Duarte e D. Isabel de Bragança, filha de D. Jaime, 4º duque de Bragança.
1768 — O mestre armador e vestimenteiro da cidade de Lisboa, Pedro Alexandrino Nunes, pagou a
1833 — Vem em procissão pelas ruas da vila, acompanhada por alguns frades da Costa e grande concurso de povo, a imagem de S. Roque da Serra para a igreja
1888 — A
1893 — Prémio de 30$000 réis, criado pela Câmara, para o aluno mais distinto que se apresentar a exame desta cidade; portaria de 14 de Março de 1857.
22 abril, 2006
Efemérides: 23 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1532 — Carta de El-rei D. João III, legitimando Afonso Martins, filho de Martim Rebelo, prior do mosteiro de Souto, e de Margarida Anes, mulher solteira.
1700 — O Arcebispo D. João de Sousa, suplica a El-rei para que ordenasse ao Senado de Guimarães o recebesse
1790 — Provisão régia concedendo ao Cabido licença para demolir a torre de Nª Sª da Guia e utilizar-se da pedra da mesma para as suas obras, fazendo na muralha uma porta por onde passem carros; já em 18-I de 1778 lhe tinha sido concedida outra provisão, mas mais restrita.
1812 — João José de Almeida Melo Velho e Lencastre, Visconde de Vila Nova de Souto de El-rei e a viscondessa D. Maria Joana do Monte Forjaz da Câmara e Meneses, irmão e cunhada, por escritura na nota de
1829 — Neste dia e nos dois seguintes há preces em algumas igrejas da vila por causa das chuvas que há 2 ou 3 meses não cessam (houve alguns dias de intervalo na Semana Santa e Páscoa) e os lavradores não terem podido fazer as sementeiras. PL
1848 — Chegou a esta vila a notícia de ter sido agraciado pela rainha o Barão de Vila Pouca com o título de Conde da mesma denominação. PL
1882 — Uma trupe dirigida pelo insigne guitarrista João Maria dos Anjos, dá um concerto de guitarras, ocarinas e palhafone, no teatro de D. Afonso Henriques e na noite de 25 dá segundo espectáculo.
1884 — Quarta-feira. -É colada a grande cruz pontifical na fachada principal da basílica de S. Pedro, faltando ainda as torres.
1909 — Às 5 horas e 10 minutos da tarde houve nesta cidade 2 tremores de terra e no dia seguinte, 24, às 2 horas e 7 minutos da manhã, sentiram-se pequenas agitações.
Tesouros sarmentinos: (83) Lexicon ecclesiasticum latinohispanicum, de Diego Ximenes Árias
21 abril, 2006
Efemérides: 22 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1594 — O Cabido delibera ir
1833 — Preces na Colegiada e em mais algumas igrejas da vila, por causa da peste de que já algumas pessoas tinham morrido. PL
1869 — O destacamento do 13 de infantaria, que há 4 meses fazia a guarnição desta cidade, foi rendido por outro de igual força de infantaria 14.
1879 — Os operários das fábricas de curtumes fazem "greve" a fim de pedirem aumentos dos seus salários.
1883 — Um grupo distinto e numeroso de amadores, membros do "Club 31 de Dezembro", do Porto, deu um brilhante espectáculo, no teatro D. Afonso Henriques que regurgitava de espectadores,
1887 — É colado abade de Tagilde o padre João (de Bugalhós) Gomes
1888 — Neste dia e alguns dias seguintes o rapazio apanhou uma suadela a valer e o público riu a fartar. Um pobre francês, que aqui apareceu, para arranjar algum vintém vestiu-se de comediante e anunciou que daria em certo tempo umas tantas voltas e assim andou neste dia a correr a cidade como um louco, deu 25 voltas na estátua de D. Afonso Henriques (no Campo