Efemérides: 8 de Novembro
S. Lázaro (ao fundo da rua de D. João I), numa estereoscópia de 1858.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1606 — A Câmara ordenou que nenhuma pessoa do termo roce nos montes senão com a gente de suas casas, sob pena de 2$000 réis e de serem presos; e com a mesma pena rocem a eito e não açambarquem os montes.
1608 — Em vereação foi acordado que nas casas da gafaria de S. Lázaro se façam as 8 portas com fechaduras, por serem necessárias, e se ponham a pregão, ordenando ao provedor das rendas da gafaria pague o preço da arrematação e faça "tudo o mais que for necessário para bom gasalhado dos enfermos".
1719 — Provisão régia, a pedido da câmara municipal, mandando que, pelos três mil cruzados das sisas perdidas que se achavam no depósito desta vila, se consertassem as calçadas das entradas e saídas da mesma vila, por que estavam em miserável estado, fazendo-se a despesa à ordem do provedor da câmara.
1742 — Provisão régia, confirmando a mercê que El-rei D. Sebastião fizera e depois rectificara às freiras de Santa Clara, de 30$000 réis anuais, como ordinária, para ajuda das obras e despesas do convento, pagos pela imposição do vinho da vila e seu distrito, a qual mercê confirmara D. Filipe, D. João IV e D. Pedro II por provisão de 1704.
1808 — Em sessão de câmara, foi posto a lanços a carne fresca de porco e nela lançou António José Peixoto, de Trás do Mosteiro, desta vila, o qual lançou tanto na fresca como na salgada a 60 réis o arrátel, e ficou assim obrigado a vender e a mandar parte aos ministros vereadores e procurador, de quando lhes tocar os lombos para por eles mandarem.
1812 — Portaria do Ordinário, alcançada pela Misericórdia da Guimarães, em virtude de ter sido favorável a informação dada em 2 deste mês pelo Abade de Regilde, conforme lhe foi ordenado por despacho de 14 de Agosto último, concedendo á mesma misericórdia licença para secularizar e demolir as suas capelas de Santo André, acima da Cruz da Pedra, arrabalde desta vila e a de Santo André de Bouças, na freguesia de Golães, que fizeram parte de gafarias, por estarem arruinadas e não terem rendimento para sua fábrica. Da capela de Bouças ainda em 1903 foi arrematado, como bens nacionais, parte das paredes e o terreno que ela ocupava.
1836 — Chegou a esta vila a notícia dos acontecimentos em Lisboa no dia 4 deste mês, e em consequência desta notícia deram os partidários da Constituição de 1822 muitos foguetes, tiros, vivas à Constituição de 1822 e morras aos Chamorros (amigos da Carta). Não houve luminárias. P. L.
1852 — Despacho agraciando Nicolau de Arrochela com o título de Conde de Arrochela.
1862 — Récita no teatro de D. Afonso Henriques por curiosos desta cidade coadjuvados pela actriz Maria da Luz. Foi representado o Judeu, drama em 4 actos e a comédia Bertha em Castigo.
1926 — Instalação telefónica.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home