Efemérides: 6 de Novembro
O Campo da Feira em 1880
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1639 — O mestre de obras de pedraria, João Lopes "de Amorim" morador nesta vila, obriga-se por escritura na nota nº 2 da Misericórdia, à mesma Misericórdia, fazer-lhe de pedra de Gonça toda a escada e a porta da entrada na casa da espera, segundo as respectivas plantas, pela quantia de mil cruzados, dando pronta a dita obra até dia de Santa Isabel de
1655 — Falece, sendo ainda coadjutor, o cónego Marcos Salgado. Era neto materno de Ana Peleja, irmã de Francisco Salgado, morador em Havana, Castela, instituidor de um dote anual de 128$000 réis, que a Misericórdia de Guimarães é obrigada a entregar a uma mulher descendente desta família Salgado, e que desde 1911 ou 1912 deixou de satisfazer, por uma ideia estúpida do então provedor Augusto Mendes da Cunha, dizendo não se podia saber a veracidade genealógica quando é certo que facilmente era verificada no cartório anualmente antes da Misericódia dar o dote; e ninguém protestou contra supressão.
1689 — Carta
1693 — Alvará régio porque "havendo respeito ao excesso a que tem chegado o preço do pão e falta que há dele nessa vila (Guimarães) como nas mais circunvizinhas, ordena ao corregedor que no seu distrito "mande tomar a rol todo o pão que estiver nas tulhas para que fechando-se com ele os rendeiros e possuidores e não o vendendo, darem em todo o tempo a razão do seu consumo".
1817 — Os ladrões arrombaram a porta travessa da igreja de Santa Eufémia de Prazins e entraram nesta, onde arrombaram o Sacrário, levaram o vaso, deixando as sagradas partículas em cima do pavilhão do mesmo, mais 7 toalhas, a coroa de S. José, a caixa da Bula, que arrombaram e deixaram na cerca da residência, tentaram entrar na sacristia, o que não conseguiram.
1852 — O rio Ave cresceu tanto, que as padeiras de Sande e Taipas, as maiores fornecedoras desta vila, não puderam passar e trazer o pão a Guimarães.
1906 — A Associação Comercial, a requerimento de 105 comerciantes e industriais, delibera solicitar da câmara municipal, o que realizou na sessão camarária do dia
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home