Efemérides vimaranenses: 10 de Agosto
D. Afonso VI
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1667 — André Furtado de Mendonça escreve de Lisboa ao Cabido participando-lhe que El-rei D. Afonso VI lhe tinha feito mercê do Priorado de Guimarães, cargo este que pela sua grandeza e elevada autoridade, mais estimava que o Reitorado da Universidade de Coimbra, que estava servindo.
1797 — Decreto do Arcebispo D. frei Caetano Brandão repreendendo a madre sacristã do Convento de Santa Clara por ter brindado com um lauto jantar a comunidade no dia 30 de Julho, e a abadessa e mais freiras do governo por terem consentido em tal.
1821 — O soberano Congresso Nacional remete ao Governo, por ser da competência deste, um requerimento do reitor e paroquianos de Ronfe, representando sobre a necessidade da construção de uma nova igreja.
1846 — Passou a ser administrador do concelho desta vila o Presidente da Comissão Municipal, José Joaquim Cardoso (O Reboto), por o administrador interino, nomeado pelo povo da guerrilha do Salgado (a maior parte salteadores), Valentim Brandão de Sá, não querer continuar a servir como administrador, ficando a servir o Reboto, segundo a lei, por ser o Presidente da Câmara. PL
1885 — Saiu de S. Pedro de Azurém uma procissão de penitência, por causa da colera morbus, e quando chegou à Rua de S. Torcato, alguns fiéis assustaram-se com o pequeno movimento que fizeram os bois que tiravam um carro, deu isto em resultado completo e vozes de socorro ficando algumas pessoas com as pernas e braços quebrados e graves contusões. Os bois nem sequer se moveram do sítio
1896 — É arrematada em hasta pública a livraria da extinta Associação Clerical Vimaranense.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home