Efemérides vimaranenses: 6 de Agosto
D. Maria II
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1633 — Alvará de El-rei D. Filipe III permitindo que o vimaranense Jerónimo Dias, ourives e sargento de uma companhia de infantaria, possa ser eleito almotacé, sem embargo da provisão que só permitia nesse cargo as pessoas, cujos pais e avós não tivessem sido da governança da mesma vila.
1829 — O doutor José Teles da Silva, D. Prior de Guimarães, escreve de Lisboa ao seu Cabido participando-lhe que "seu amo e senhor El-rei D. Miguel lhe concedera todas as honras, preeminências, regalias, distinções e prerrogativas de seu capelão-mor."
1834 — Sai do Porto (onde entraram a 27 do mês passado) e parte para Lisboa D. Maria II, pai e madrasta e seu estado maior. PL
1835 — A Ordem 3ª de S. Francisco toma posse da igreja, sacristia, claustro e hospício da Terra Santa, dos frades, que lhe haviam sido dados por carta de lei de 28 de Fevereiro deste ano. Houve no acto da posse foguetes do ar e um repique na sua torre. PL
1839 — Domingo.- Pelas 4 horas da manhã, Alberto Salgado, sapateiro, de 45 anos morador no lugar da Cerca, freguesia de Urgezes, com a faca do seu ofício, assassinou, com requintes de perversidade, sua mulher Genoveva da Assunção Salgado, que com uma facada teve morte quase instantânea. Ele já tinha praticado no Brasil 2 crimes de morte. Ficaram 6 filhos, tendo o mais velho 9 anos.
1844 — Foram os facultativos desta vila a um sítio na freguesia de Creixomil subúrbios desta mesma para o fim de examinarem umas águas férreas que se dizia existirem ali, as quais foram examinadas por todos os facultativos, convindo todos em que eram férreas, duvidando alguns se eram puras por estarem em um fundo por debaixo de um campo, estando sujeitas a ser adulteradas por outras águas, e já pelas vegetais que estavam no campo, ficando de fazer novas indagações para elas terem uma melhor nascente (sic). As águas são na estrada que vai de Laços para o Miradouro do lado esquerdo e por baixo de um campo da Quinta do Toural. PL
1864 — Camilo Castelo Branco visita esta cidade e retira no dia seguinte.
1890 — É discutido e aprovado na Câmara dos Deputados o projecto de lei autorizando o governo a reorganizar a nossa Colegiada. Ao fim da tarde chegaram telegramas de Lisboa com a notícia para alguns indivíduos.
1922 — Domingo do S. Gualter.- Houve só feiras e não festas. De tarde, no Campo da feira, Mário Joaquim Félix, menor de 16 anos, matou com um fuzil Arnaldo de 16 anos, criado do Circo de Variedades, de José Roque, rasgou-lhe o peito com uma punhalada, por lhe vedar a entrada no circo quando os artistas estavam a trabalhar.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home