Efemérides vimaranenses: 2 de Agosto
A Colegiada, numa fotografia estereoscópica de 1858
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1564 — O dr. Bartolomeu Fernandes, provisor e vigário geral do arcebispo, ordena que as freiras de Santa Clara tomem posse da igreja de Santa Cristina de Arões, em virtude da sentença passada em Braga que mandava cumprir um escrito que o cardeal D. Henrique legado à latere do pontífice, havia expedido para que fossem anexadas aquele convento in perpetuum, as duas terças partes os frutos e rendas da referida igreja.
1596 — Alvará régio confirmando outro de 28 de Outubro de 1577, que concede ao mosteiro de Santa Clara 30$000 réis anualmente, tirados da imposição do vinho para as obras do mosteiro.
1829 — Acórdão da alçada do Porto, deste dia, condenando a 5 anos de degredo para s ilhas de Cabo Verde, em 50$000 r’eis para as despesas da Relação e nas custas dos autos, Francisca Teresa, padeira em Guimarães, solteira, natural da freguesia de Paradela, couto de Bouro, comarca de Viana."O Correio do Porto" dá esta notícia e diz que a referida padeira fora presa em flagrante delito, na Praça do Toural, por proferir "sediciosas e anárquicas expressões contra os Legítimos e inquestionáveis Direitos de Sua Majestade El-Rei Nosso Senhor, com geral e horror de todas as pessoas que as ouviram e presenciaram".
1845 — Vieram os homens que trabalhavam na estrada nova receber a féria com tambores e zabumba adiante, e com as bandeiras das divisões guarnecidas a flores, vindos alguns dos operários a tocar alguns instrumentos. PL
1846 — À noite deu o regedor da Senhora da Oliveira, o Ferrador Manco da Senhora da Oliveira, uma grande cutilada na cabeça em outro ferrador da Caldeiroa, chamado Domingos, no sítio do Campo da Feira, da qual ficou muito mal tratado, e depois o levou para a cadeia!... O motivo desta desordem foi em consequência de inimizade que havia entre ambos em razão do ofício e não coisas políticas. PL
1880 — Segunda-feira. - Deu-se princípio na Colegiada às obras para a restauração deste templo a expensas da fábrica da mesma, sendo encarregado da pintura e douramento o mestre pintor Francisco Joaquim Gomes Santa Cruz; descobriu-se que a porta principal era de pau-ferro e ficou descoberta de tinta que tinha.
1882 — A Câmara delibera mandar proceder ao corte e alargamento da Rua da Rainha na parte denominada Porta da Vila, segundo o projecto organizado pelo condutor de obras públicas, António Martins Ferreira. Até fins de 1939 ainda não principiou a obra.
1915 — É determinado pela lei nº 341, que dois terços do rendimento dos bens da nossa suprimida Colegiada sejam destinados às despesas do Liceu desta cidade.
1924 — Neste dia e nos 2 seguintes distribui-se "O Gualteriano" jornal único de que foi director Francisco José de Freitas e editor Aurélio da Costa Damásio.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home