Efemérides vimaranenses: 1 de Agosto
O Toural
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1292 — Carta de El-rei D. Dinis, dada em Guimarães, para que os juízes de Guimarães não consentissem que os mordomos continuassem a vexar o Cabido exigindo-lhe as soldadas pelas suas casas das igrejas de Santa Maria e São Paio, mas, caso os ditos mordomos entendam ter nas tais soldadas algum direito contra o Cabido, demandem-no como devem.
1398 — Alvará de El-rei D. João I, dado "no Arraial da par da nossa cidade de Tuy", dando privilégio à sua igreja de Santa Maria de Guimarães para que "os caseiros e lavradores dela sejam escusados de ir servir na guerra, nem a outras nenhumas partes, nem lhes tomassem seu pão, nem vinho, nem outra nenhuma coisa do seu contra suas vontades"; mandando aos juízes e coudel que o observassem. Este alvará foi por lhe constar, a El-rei, que os obrigavam a ir à guerra e lhes tomavam aqueles alimentos, não guardando os privilégios que tinha dado.
1753 — Provisão do Arcebispo concedendo aos devotos da imagem do Senhor da Agonia, colocada na real Colegiada, licença para erigirem confraria sob invocação e protecção da mesma imagem, devendo ser feitos os estatutos porque a confraria se governasse depois de aprovados por ele arcebispo ou pelo seu provisor.
1772 — Nasce, em Guimarães, D. Diogo de Meneses, que ocupou diferentes cargos públicos, como ministro da fazenda, etc., 3º conde da Lousã, 2º filho do 1º conde de Cavaleiros.
1826 — Às 6 horas da tarde sai um luzidio bando assim organizado: primeiramente duas azémolas carregadas de foguetes, cobertas com cobertores de damasco, atrás das azémolas duas figuras muitos asseadas e bem montadas tocando cada uma o seu clarim, no meio destas ia outra que significava Guimarães, mais atrás outra que recitava o pregão em verso convidando nele todos os portugueses a festejarem no dia seguinte uma brilhante função que haviam preparado os constitucionais; acompanhava-o muita gente dando vivas ao sr. D. Pedro, constituição e família real; os foguetes e vivas em todas as ruas foram imensos e à noite houve iluminação geral. PL
1835 — Principia a dar espectáculo uma companhia de cavalinhos. Trabalhou neste dia e no seguinte por ter pouca concorrência e fazer poucos interesses. Foi para o Porto. PL
1839 — Foi o 1.º dia de calor que houve neste ano (apenas tinha havido um ou outro dia mais quente) tendo havido na primavera e parte do estio chuvas e bastante frio. PL
1847 — Domingo - Feira de S. Gualter. - Mandou o administrador do concelho prender alguns indivíduos que andavam nesta feira e vila, e suspeitos e ladrões, assim como também tomou alguns cavalos a outros indivíduos por terem sido de cavalaria da Junta do Porto, e terem sido extraviados. Também se descobriu um grande roubo que se tinha feito em uma das noites antecedentes na casa do Pinheiro, ao pé de Atães, sendo uma mulher presa. PL
1872 — Decreto concedendo o título de Visconde de Margaride ao bacharel Luís Cardoso Martins da Costa Macedo, então governador civil do distrito de Braga.
1901 — De manhã, passando no Toural pelo lado de baixo do jardim um carro de bois carregado com sacos de sal, por acaso, um papel que estava no meio da rua ergueu-se impelido pelo vento e espantou os bois que desataram a correr, lançando por terra a moça de 22 anos que os guiava, passando-lhe o carro por cima do ventre, sendo levada ao hospital em mísero estado.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home