Efemérides vimaranenses: 3 de Agosto
Albano Belino, à direita, com o padre Gaspar Roriz
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1619 — A Câmara delibera que toda a pessoa, de qualquer qualidade e condição, não possa alugar, na vila e seus arrabaldes, casa para mulher que tenha menos de 50 anos de idade e que seja natural desta terra; isto sob pena de seis mil reis para acusador e concelho.
1686 — Carta de examinação de Santos Ribeiro, natural de Santa Eufémia de Prazins, para poder sangrar, sarrafar, lançar ventosas e sanguessugas e tirar dentes em Portugal.
1771 — A Câmara mandou apreender a carne que no talho dos mesteres estava cortando um marchante, contra a sua deliberação, e que fosse cortada e vendida ao povo, dando-se-lhe o seu valor, e que ele fosse preso pela desobediência.
1800 — Carta régia mandando dar posse da administração da capela de Santo Estêvão, que existia junto da igreja Colegiada, ao D. Prior.
1826 — Às 11 horas da manhã foi conduzido pelos constitucionais desta vila um farto jantar aos presos das cadeias da mesma, indo adiante a tocar o hino constitucional a música do 21, e no fim repartiram pelos pobres o que sobejou dos presos. Alguns constitucionais deitaram, de algumas janelas do Toural, dinheiro em cobre aos pobres. PL
1844 — Apareceu morto para as partes da Senhora da Conceição, o pai de um Fulano Rocha que fazia velas de sebo, e que morava no Guardal. Foi dado à sepultura no dia seguinte à noite, na igreja de S. Sebastião. Julgou-se que morreu de uma apoplexia. PL Este Fulano Rocha, chamava-se José Custódio da Rocha, "o veleiro"; tem retrato no hospital de S. Francisco.
1847 — Saiu em procissão o Senhor do Campo Santo para a igreja das religiosas Capuchinhas indo bastantes padres a acompanhá-lo, algumas irmandades e bastante povo. Esta milagrosa imagem foi levada em procissão para a supradita igreja, para que Deus Nosso Senhor desse chuva, pois que a grande seca que tinha havido, tinha feito que as terras secas pouco ou nenhum pão dariam este ano. PL
1863 — Sobe à cena pela 2.ª vez no teatro a "Virgem do Campo", do cónego Oliveira Cardoso, em benefício do Asilo de Santa Estefânia.
1888 — Desabou parte do telhado da igreja das Dominicas. Parece que foi propósito dos irmandadeiros para melhor e sem demora conseguirem do Governo doação da igreja para a Irmandade de Santo António.
1890 — A Ordem Terceira de S. Francisco inaugura um pequeno museu arqueológico em um salão por cima da portaria do extinto convento, por iniciativa de Albano Ribeiro Belino. O museu poucos anos teve vida, sendo restituídos alguns objectos a seus donos e os poucos que ficaram, porque todos eles eram poucos, têm sido surripiados.
1896 — Principiaram as obras de terraplanagem e extracção de pedra do antigo largo de S. Sebastião, para aformoseamento da praça de D. Afonso Henriques.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home