Efemérides vimaranenses: 8 de Agosto
D. João V
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1371 — Afonso Anes "peliteiro", morador em Guimarães, dá paga de
1726 — Provisão régia dirigida ao juiz de fora, em vista da participação deste, remetendo uma faca de ponta que aqui se fabricavam e usavam contra a mente da lei de dezanove de Março de 1719, ordenando que ele desse busca em casa dos cutileiros e quebrasse as que encontrasse e os notificasse a não mais as fazerem.
1750 — Provisão do Desembargo do Paço participando ao juiz de fora e Câmara que o luto pela morte de El-rei D. João V era por tempo de 2 anos, 1 rigoroso de capa comprida e outro aliviado, cobrindo-se também de luto as mesas dos tribunais e o despacho era suspenso por 8 dias, para que na parte que lhes tocava fizessem executar na mesma forma praticada em semelhantes ocasiões com os reis passados.
1818 — O dom abade da Costa, frei José de Santa Doroteia, e os seus monges representados por procuração passada a frei José de Santa Gertrudes, contratam por escritura, lavrada na nota do tabelião José Leite Duarte, com António José de Almeida, do Campo da Vinha, da cidade de Braga, a fazer-lhe por 480$000 réis, de boa madeira de castanho, as cadeiras do coro para a capela-mor, e as frestas da igreja, na forma de 3 riscos que para isso recebeu, cuja obra daria pronta até Julho do ano seguinte.
1846 — Na noite deste dia andaram vários indivíduos a fazer desordens pela vila, quebrando as vidraças das casas do juiz de direito e dando um tiro para as mesmas, por se persuadirem que o mesmo juiz tinha vindo para esta. Não tendo vindo, mas sim a mulher para mandar conduzir os trastes. Todos estes factos se praticavam sem que a autoridade desse providências! PL.
1848 — Em o jornal "Nação" nº 264, deste dia, vem longo artigo de Gomes de Abreu assinado em Novembro de 1847, dando tosa
1883 — A Câmara representa a El-rei seja autorizada a abertura à exploração pública da parte construída do caminho-de-ferro de Guimarães, cujos embaraços era pendência com um dos empreiteiros. A Associação Comercia secundou o pedido, vide 12-VIII-1883.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home