Efemérides vimaranenses: 10 de Julho
Martins Sarmento (primeiro em pé, à esquerda), por altura da sua formatura. Também em pé: Visconde de Pindela e Conde de Margaride; sentado: Domingos Martins da Costa (Aldão).
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1474 — O Arcebispo de Braga, D. Luís, outorga a anexação do Mosteiro de S. Torcato e das igrejas de Tolões e de S. Gens que o Papa Sixto fez ao Cabido de Guimarães.
1698 — O D. Prior, D. Pedro de Sousa, visita no espiritual e temporal a abadia de S. Miguel do Castelo.
1710 — Morre no hospital da Misericórdia "Manuel Dias coxo do Milagre de Santo António", natural da cidade de Coimbra, casado com Esperança da Trindade. Foi sepultado no Convento de S. Francisco. É este o ladrão de que a crónica franciscana, por Fernando da Soledade, tomo
1815 — Provisão confirmando o estabelecimento da fábrica de estreito que com mais de 12 teares estabelecera em Guimarães, Manuel José Pereira de Lima.
1828 — São suspensos dos seus ofícios, por servirem com os rebeldes do Porto, os escrivães desta vila (José de Sousa) Bandeira, Luís Pedreira de Freitas e outros, sendo os seus ofícios logo providos
1832 — Às 6 horas da tarde principia a correr o boato ("foi falso") de que vinham entrar aqui os constitucionais de Fafe, o que fez muita gente fugir precipitadamente e outra fechar-se
1839 — A Câmara representou ao Ministro dos Negócios Estrangeiros para que mandasse estabelecer um correio directo entre Guimarães e Braga.
1853 — Francisco Martins de Gouveia Moraes Sarmento recebeu o grau de bacharel.
1868 — Foi aberta a nova estrada de Guimarães à Lixa.
1874 — O Dr. Francisco Martins Sarmento dá princípio à exploração metódica e científica da Citânia de Briteiros.
1888 — Terça-feira.- Às 6 horas da tarde tomou posse do edifício do Convento de S. Domingos a Sociedade Martins Sarmento.
1904 — Domingo.- à 5 horas da tarde saíram do cemitério da Atouguia, com 36 trens, nos quais iam os representantes de diversas corporações e as pessoas de mais distinção, para o cemitério paroquial de S. Salvador de Briteiros, os restos mortais do dr. Francisco Martis de Gouveia Morais Sarmento.
1906 — Terminou com grande brilho a seu curso, na Escola Médica do Porto, o ilustre vimaranense dr. João Monteiro de Meira.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home