Efemérides: 7 de Julho
S. Torcato
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1564 — A Confraria do Corpo Santo, dos Mercadores, para evitar muitas diferenças que costumava haver na distribuição de 4 tochas que os alfaiates eram obrigados a dar à Câmara para a procissão de Corpus Christi, contrataram com a Câmara em darem, daqui por diante, 20 tochas, sendo 14 as que já davam e mais 4 pelos alfaiates e mais 2 pelos barbeiros, 20 ao todo, para acompanharem ao Santíssimo Sacramento, as quais ela confraria dará para levar aos mercadores da governança se houver e não havendo ainda que não sejam, menos duas que serão levadas pelos mercadores nóveis da confraria que irão adiante de todos. E se alguém se recusar a tomar as tochas, a Câmara os obrigará. Os alfaiates deviam desistir da sentença que têm contra a Câmara.
1747 — O Arcebispo de Braga, D. José de Bragança, residente em Guimarães, visita no espiritual a igreja e conservatório de Santa Rosa de Lima (Dominicas).
1826 — Às 9 horas da tarde chegam aqui uns poucos de próprios que trouxeram um impresso com um Decreto do sr. D. Pedro, Imperador do Brazil, pelo qual ele abdicava a coroa de Portugal em sua filha a srª D. Maria da Glória, dando ao mesmo tempo uma Carta Constitucional, com obrigação da mesma senhora casar com seu tio o sr. Infante D. Miguel e de jurar a Constituição quando chegasse à idade de governar (só tinha de idade 7 anos). Esta notícia foi festejada pelos constitucionais, dos quais alguns estavam comprometidos e mal vistos pelos realistas; no dia seguinte (8) ao meio dia e à noite foram tantos e tão grandes os foguetes que causaram admiração a toda a população, assim como os morteiros que atroaram todo o Toural; houve luminárias mas não foram gerais. PL
1829 — Nos dias 9, 10 e 12 houve touros e máscaras no Campo da Feira. PL
1830 — Vem a justiça eclesiástica de Braga para separar a mulher do Biguilhau, negociante de mesteiral e morador defronte da casa do Cabido. Quando a mulher saiu da casa do marido foi apupada e apedrejada pelos rapazes, vendo-se obrigada a recolher-se na igreja da Colegiada para escapar aos seus insultos. Ao tempo que esta mulher entrava na Colegiada, um homem manco e da Rua de Couros que estava muito bêbado, deu vivas ao sr. D. Miguel. PL
1837 — Compra da Quinta do Carvalho em Briteiros por D. Joaquina Rosa de Araújo Martins, a Manuel José Gonçalves da Costa e mulher.
1859 — O Conde da Azenha parte para Braga acompanhado de grande número de pessoas, toma posse do governo civil, voltando para Guimarães no dia 9.
1886 — Chega o sino grande, novo, dos terceiros de S. Francisco em substituição do que se rachou.
1892 — Veio das pedreiras de Pero Pinheiro para as oficinas de Germano José de Sales, em Lisboa, uma enorme pedra, puxada por 6 juntas de bois, para a estátua de Pio IX, cuja estátua e a de Nossa Senhora de Lourdes ofertou Fernando de Castro Abreu Magalhães, de Fafe, à irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, custando-lhe ambas 5:000$000 réis.
1907 — Domingo.- Realizou-se a romaria de S. Torcato. Depois das 9 horas da noite, no arraial, Francisco Mendes Guimarães, "O Pescocinho", andando desavindo com seu sogro, deu um tiro de revólver com direcção ao mesmo, cuja bala não o atingiu, mas sim a António do Couto, da freguesia do Salvador da Aveleda, concelho de Lousada, que estava a tomar uma refeição com a mulher e filhos, cuja bala lhe perfurou o pulmão esquerdo e o coração matando-o quase instantaneamente.
1924 — Às 7 horas da tarde, Umbelina, casada, nova, encorpada, moradora do Eirado, apanha a roupa que estava a secar numa varanda velha e segurando-se à velha madeira da varanda, esta partiu e a mulher caiu à rua batendo com a cabeça nas pedra da calçada.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
2 Comments:
Carmo(RJ),31/7/07
Estou fazendo uma pesquisa sobre o Fernando de Castro Abreu Magalhães; e encontrei em seu blogger esta materia:
1892 — Veio das pedreiras de Pero Pinheiro para as oficinas de Germano José de Sales, em Lisboa, uma enorme pedra, puxada por 6 juntas de bois, para a estátua de Pio IX, cuja estátua e a de Nossa Senhora de Lourdes ofertou Fernando de Castro Abreu Magalhães, de Fafe, à irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, custando-lhe ambas 5:000$000 réis.
Gostaria de saber se vc tem uma foto do Fernando de Castro Abreu Magalhães, e se pode me enviar. Pois ele teve uma fazenda aqui em municipio no Brasil.
meu e-mail para retorno rogeriozuchelli@yahoo.com.br
(Carmo-Brasil-pesquisa sobre fernando de castro abreu magalhães)
Enviar um comentário
<< Home