Efemérides: 1 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1662 — O D. Prior, D. Diogo Lobo da Silveira, aprovou os Estatutos que o Cabido concluíra em 9 de Janeiro de 1662, os quais vigoraram até à reorganização da Colegiada, 1891, no todo, ficando depois a vigorar, só em parte, até à supressão da mesma.
1835 — Chega a notícia oficial de ter chegado a Lisboa o príncipe Augusto marido da rainha Sr.ª D. Maria II; tocaram logo a repiques e deram-se bastantes foguetes do ar. À tarde saiu da Câmara um luzido bando (enquanto andou fora tocaram muitos repiques e deram muitos foguetes do ar) mandando pôr luminárias nestas 3 noites. À noite houve iluminação na igreja e casa da misericórdia e andou pelas ruas uma música a tocar o hino. P. L.
1863 — Domingo da septuagésima. - Houve animada soirée mascarada na Sociedade Recreativa, dançou-se até às 3 da madrugada; distinguiu-se uma mascarada representando as deformidades e imensas variantes da política e dos homens dela.
1873 — Principia a funcionar o Banco de Guimarães.
1886 — Abertura da aula de aritmética, geometria e escrituração industrial da escola industrial Francisco de Holanda, no palacete dos Laranjais. Assistiram o Inspector das Escolas Industriais do Norte, o Secretário do Instituto Industrial do Porto, a direcção da
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home