20 de Novembro de 1881 | Assembleia Fundadora da Sociedade Martins Sarmento
Faz hoje 137 anos. Um grupo de homens ilustres de Guimarães, reunido em volta da figura de Francisco Martins Sarmento, etno-arqueólogo cujo trabalho era já então reconhecido e respeitado nos meios científicos, não só de Portugal, mas também dos mais prestigiados círculos europeus, deliberou constituir-se em Assembleia e fundar a Sociedade Martins Sarmento, dando assim corpo a um projecto generoso que se iniciou sob a égide da promoção da cultura e instrução popular.
Construir uma “obra viva” como a Sociedade Martins Sarmento foi a única forma de homenagem que, na sua exemplar modéstia, o Sábio aceitou dos seus Amigos e Admiradores.
Procurando sempre seguir a lição do seu patrono e inspirador, os fundadores da Instituição e os que se lhes têm seguido ao longo de mais de um século, destacando-se neste percurso alguns nomes referenciais, guindaram a SMS a um lugar saliente no panorama da cultura e da ciência que, de modo notável, prestigia Guimarães. Pedra fundamental neste labor, a Revista de Guimarães desenvolve a sua edição desde 1884 e afirma-se como a publicação periódica mais antiga do nosso País mantendo centenas de permutas a nível internacional. Está para breve a saída de mais um número da RG.
Assinalando a passagem desta data, teremos, na tarde de sábado próximo, dia 24, um programa já divulgado e para o qual contamos com a presença de todos.
Para marcar especialmente o dia de hoje, poderão relembrar os nossos maiores e o seu espírito através da leitura da acta da sua Assembleia Fundadora, cuja digitalização aqui divulgamos.
A Direcção da SMS
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home