Efemérides vimaranenses: 20 de Novembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1531 — A Câmara deliberou dar "1$200 réis, para despesa da judenga e disse a Pero Afonso que tem o cargo da judenga, e acordou de ir com a procissão domingo e correr os touros quando pedir e se correrem ao sábado e domingo e se se não acabar domingo se faria segunda feira e que todos os dias que fizerem as festas aprontarão as ruas e peçam ramos e juncos por águas e façam todas festas que se puder fazer a honra do príncipe nosso que Deus lhe queira acrescentar a vida".
1596 — Aviso do capitão-mor e alcaide-mor de Guimarães, D. António de Ataíde gentil homem da boca de S. Majestade e senhor de Castro Daire, fazendo saber à câmara, em virtude da carta do governador do Porto datada de 13-XI-1596 (vide este dia), que El-rei quer que nesta vila haja ordenanças de guerra, para que a gente dela esteja prestes e exercitada para o que se oferecer, e manda por seu regimento que havendo dinheiro da câmara e vila dela se pague o que for necessário para o dito exercício, pelo que, conforme ao dito regimento e provisões e cartas que sobre isso há, deve também mandar dar aos capitães para bandeiras e tambores, e eles fazerem termo de o receber e obrigação a tê-los sempre vivos ou a tornarem o dinheiro.
1662 — Carta régia, fazendo mercê do cargo de Juiz dos órfãos ao capitão João Machado de Faria, por ter casado com Ana de Morgade, filha de Pero Nogueira, e tendo sido concedido a este o qual e seu filho Gonçalo de Morgade faleceram antes de ter a idade para tomarem conta dele, deixando-o á dita Ana para quem com ela casasse, por serem pobres, o qual João Machado havia pago 24$000 réis para um soldado servir por ele um ano nas fronteiras.
1717 — O D. Prior remete ao cabido a carta de El-rei, de 12 deste mês e ano, e ordena-lhe o cumprimento dela; devendo ser: vésperas, no dia 7, cantadas solenissimamente com música de canto do órgão, precedendo todos os sinos, e da mesma maneira cantar as matinas, no mesmo dia 7, e à noite luminárias na torre e nos mais lugares costumados; no dia 8 cantar a Prima com grande solenidade e a missa celebrada por um dos dignidades, com sermão, e no fim de Completas cantar a Ladainha. (Festa da Imaculada Conceição).
1839 — Portaria do ministério do reino concedendo licença ao juiz e mesários da confraria do Santíssimo Sacramento da freguesia de S. Jorge de Selho para aforar um pequeno olival que a confraria possuía no sítio de Gomes, com a cláusula porém de que o aforamento seja perpétuo e feito em hasta pública, pelo maior preço oferecido, superior ao da avaliação a que se devia proceder; e não sendo admitido a lançar nenhum dos mesários por si, nem por interposta pessoa.
1842 — "Apareceu morto um fulano chamado Jerónimo Sardão, do Miradouro, em casa de um lavrador da freguesia de Rendufe, o qual se dizia que tendo ficado em casa do lavrador em quanto ele foi á missa e mais a família, e tendo-lhe dado um ataque de gota no lar (costumavam a dar-lhe estes ataques) se queimara, a perigo de estar em perigo de vida, e vendo-se então neste estado declarara que tinha assassinado a sobrinha do Napoleão, assim como fez outras declarações em que envolvia muita gente desta vila, o que sendo sabido pela mesma acabaram de o matar, ou o mataram queimando o, e enterraram-no de noite, o que sendo sabido pelo ministro interino desta vila / Carreira / foi tomar conhecimento deste facto, indo no dia seguinte o juiz de direito substituto da mesma à igreja de Rendufe para mandar desenterrar o cadáver e proceder a exame com facultativos. Quem tinha pedido ao lavrador para ter em casa esse criminoso tinha sido o João Subdevesa, de S. Torcato". P.L.
1889 — A Câmara representa a El-Rei, reiterando o telegrama do dia 17 do corrente, pedindo a exoneração do administrador do concelho por não ter reprimido os amotinados que na noite de 16 apedrejaram a multidão que acompanhava com manifestações de simpatia o nosso deputado João Franco Castelo Branco na sua despedida ás diversas corporações.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
2 Comments:
Não deveria ser 20 de Novembro? :)
Tem toda a razão. Se não nos avisava, ficava a asneira. Obrigado.
Enviar um comentário
<< Home