Efemérides vimaranenses: 17 de Novembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1531 — Em vereação, foi acordado, pelo juiz, vereadores e procurador, que eles "fossem ver o marco de Donim, e por maus caminhos e rossios do concelho para esta semana que vem, e por quanto ora saber que a rainha nossa senhora pariu o príncipe, que fizessem festa pelo seu nascimento, a saber: acordaram de irem com procissão e apresentarem a mourisca e judenga e outras coisas".
1548 — Breve do Núncio Apostólico João, arcebispo Sipontino, datado de Lisboa, expedido a instancias da infanta D. Isabel, duquesa e senhora donatária de Guimarães, no qual se lê que o mosteiro já se estava edificando.
1802 — A mesa da Misericórdia faz de novo um regulamento para os padres capelães do seu coro.
1827 — Provisão, a requerimento dos moradores de Sta Cristina de Longos, conservando indiviso o monte de Santa Cristina e águas vertentes da freguesia de Balazar. Foi registrada na Câmara em 1840.
1856 — A irmandade de S. José festejou o seu titular na igreja de S. Dâmaso e inaugurou aí o altar onde havia de continuar a sua imagem e as duas de sua Sagrada Família, pela demolição da igreja de S. Sebastião, que fora sempre a sua sede.
1874 — É concluído neste dia o contrato provisório para aproveitamento das nascentes das águas termais e medicinais de Vizela e construção de estabelecimentos de banhos, celebrado entre a Câmara desta cidade e a companhia dos Banhos de Vizela.
1878 — Às duas e meia horas da tarde, teve lugar no Toural a experiência de uma nova bomba para extinção de incêndios, feita na oficina de José Moreira da Silva Couto da cidade do Porto, cuja aquisição custou à Câmara 466$500 réis.
1885 — 3.ª Feira - Começaram as obras para abertura do cabouco onde havia de construir-se o alicerce para o monumento de D. Afonso Henriques no campo de S. Francisco.
1889 — Ás 3 horas da tarde parte para Lisboa o deputado João Franco Castelo Branco, sendo acompanhado por milhares de pessoas até à estação de Vila Flor, vitoriando-o por ter escapado à selvajaria da noite do antecedente dia 16; foi acompanhado até à Trofa por 200 pessoas e por algumas destas até ao Porto.
1889 — A Sociedade Martins Sarmento reunida em assembleia geral delibera representar a el-rei queixando-se contra o administrador do concelho por não ter mantido a ordem na noite do dia anterior na ocasião em que o deputado Franco Castelo Branco foi ao edifício da Sociedade pagar a visita de cortesia que a Direcção da mesma Sociedade lhe havia feito. A mesma coisa fez a Associação Comercial.
1895 — Procedendo-se à eleição geral de deputados, pelo distrito de Braga, a que pertence este concelho, um dos eleitos foi o João Franco Castelo Branco, então ministro do reino.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home