Efemérides vimaranenses: 5 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1597— No convento de Santa Clara falece a madre Francisca da Conceição, 2.ª abadessa e irmã da 1ª que faleceu a 4 de Agosto de 1590, como ela educada no convento de Amarante , a quem sucedeu no dito cargo, o qual serviu com máxima doçura e humildade, sendo até então dotada de um génio áspero e condição altiva.
1720— Foi, pela Sagrada Congregação dos Ritos, elevada a 23 o número de freiras Capuchas que até então era de 20, e mais tarde chegou a ser de 33.
1830— Sai da casa do Lameiras a bandeira d batalhão de milícias desta vila e vai para casa do novo coronel, o Barão de Vila Pouca, acompanhada por uma companhia de milicianos. PL
1832— 1º Domingo. - Vieram tão poucas bestas à vila que ninguém julgaria ser dia da feira de S. Gualter. PL
1839— Foi encontrada um sardinheira desta vila em casa com uma corda ao pescoço para se enforcar. Se lhe não acudissem logo que deram fé, certamente poria termo aos seus dias. Era casada e muitas foram as causas a que se atribuiu um tão grande delírio. PL
1847— Saiu em procissão a milagrosa imagem da Senhora das Almas da igreja de S. Pedro de Azurém, e veio pela Rua de Santa Luzia, Rua da Fonte Nova, Porta da Vila, Rua Sapateira , praça da Senhora da Oliveira, terreiro das Claras, terreiro do Carmo, foi para a igreja de Santo António (antigamente Capuchos) havendo sermão depois de se recolher. Esta procissão foi para que Deus Nosso Senhor desse chuva, pois a seca tinha sido grande. Com a procissão vinham algumas irmandades, além da do Senhor, e bastante povo, tanto da freguesia, como de outras e mesmo da vila, a rezar a ladainha dos santos. PL
1880— O ministro das Obras Públicas deferiu o requerimento de António de Moura Soares Veloso e Visconde da Ermida, representantes da companhia concessionária do caminho de ferro de Bougado a Guimarães por Santo Tirso e Vizela, modificando a concessão feita por decreto de 16 de Abril de 1879 e permitindo-lhes o dito caminho de ferro com via estreita, em condições que baixaram com este decreto de 5 de Agosto.
1885— Reuniram-se na Câmara, juntamente com esta, os presidentes das Juntas de paróquia da cidade e resolveram a imediata organização de comissão de socorros, destinadas a angariar e distribuir donativos pelos necessitados, no caso da provável invasão colérica.
1901— Veio em procissão de penitência, da igreja da Costa para a de S. Francisco, a imagem do Bom Jesus, por causa da estiagem; voltou para a Costa na tarde do domingo 15 de Setembro.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home