Efemérides vimaranenses: 4 de Agosto
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1287 — Principiam as inquirições de El-rei D. Dinis, relativas ao julgado de Melgaço, em que foram inquiridores ou comissários Pedro Martins, prior da Costa, pelas ordens; Gonçalo Pires Moreira, pelos fidalgos e Domingos Pais (da criação d'El-rei) pelo povo, e escrivão Paio Esteves, tabelião de Guimarães.
1590 — Morre no Convento de Santa Clara, madre Helena da Cruz, no século foi Helena de Andrade, por ser filha de Baltasar de Andrade, diácono, cónego mestre-escola da Real Colegiada e fundador deste convento. Foi a 1.ª abadessa ocupando este cargo 18 anos, tornando-se notável pelas suas virtudes. Fora educada no Convento de Amarante, desde pequena, vindo dali para o de Guimarães, que governou até ao seu falecimento, manifestando sempre um espírito cândido e vida irrepreensível.
1736 — Provisão renovando a observância da provisão que mandava que os vereadores dos dois anos últimos levassem as varas do pálio nas procissões, e tendo faltado alguns na procissão de S. Sebastião, o juiz de fora procedeu contra eles com as penas da mesma provisão. Vai mais explícita.
1798 — O D. Prior D. Luís de Saldanha e Oliveira, assiste no Convento de S. Domingos à festa do santo patriarca. À porta da igreja foi esperado pela comunidade dos religiosos que o acompanhou até à capela-mor, onde lhe estava preparada uma cadeira com espaldar, fazendo-lhe ali todas as honras prelatícias. Finda a festividade foi convidado pelos religiosos para o jantar, ao que ele acedeu, passando entre eles o restante do dia.
1826 — À uma hora da tarde tira-se a figura da Constituição do templo que se lhe tinha armado no meio do Toural; ao tempo que se tirou deram-se muitos foguetes do ar e morteiros. PL
1834 — Não há festa
1839 — Dia da feira de S. Gualter.- Veio a esta vila o Conde das Antas, estava nas Taipas, e trouxe na sua companhia Manuel Coelho da Mota Prego, uma das testemunhas que tinha jurado na devassa chamada da Relação, que em 1828 foi tirada contra os constitucionais desta vila, jurando quase contra todos os culpados. Não tinha vindo a esta vila desde a Restauração da Rainha e da Carta. Os constitucionais olharam com indignação para este facto escandaloso. PL.
1869 — A Câmara representa a El-rei pedindo a transferência do regimento 6 de infantaria para Guimarães.
1873 — O administrador do concelho, dr. Jerónimo Pereira de Magalhães e Couto, ordena que as 3 ruas da Fonte Nova (Mata Diabos), dos Palheiros e do Campo Santo, passem a denominar-se "Rua Nova de Santo António" (desde o Campo do Toural até à rua do Conde D. Henrique). Esta denominação foi confirmada pelo governador civil do distrito em 2 de Setembro de 1873.
1890 — Em procissão ad petendam pluviam veio o Senhor Jesus, da Costa, para a igreja de S. Francisco e aí esteve até 19 de Outubro.
1917 — Não houve festas gualterianas; houve só feiras e iluminações.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home