Efemérides vimaranenses: 28 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1373 — O Cabido faz emprazamento em 3 vidas, de casas, vinha, lagar e devesas de S. Cibraom (S. Cipriano) que trazia o chantre que foi, Vicente Domingues, ao cónego Gonçalo Anes de Évora, pela renda anual de 17 maravedis.
1572 — Contrato feito na nota do tabelião Manuel Gonçalves, em que Fernão Carvalho, imaginário, morador na Rua Nova de S. Bento, da cidade do Porto, se obriga a fazer o retábulo do altar-mor da Colegiada (da anterior capela-mor, a de D. João I) conforme a traça que apresentara, dando por fiador João Avelar, forneiro, morador em Guimarães; pelo que o cónego arcipreste Baltazar Gonçalves, como obreiro da fábrica, obrigou-se dar-lhe 120$000 réis.
1598 — Ordem do corregedor de Guimarães, passada em Fafe, ao juiz de fora, para que mande publicar na praça e lugares públicos de Guimarães a provisão régia dada em Lisboa a 15 deste mês e ano que, pela falta de mantimentos no reino, manda que até Setembro deste ano se não devassa dos que caçam e pescam no tempo do defeso nem contra os passadores de gado para a Galiza e Castela a troco de pão.
1637 — Carta do Arcebispo de Braga, D. Sebastião de Matos Noronha, concedendo ao D. Prior, D. Bernardo de Ataíde, ou aos seus sucessores no D. Priorado, que quisessem embargar a visitação que anteriormente tinha feito à Colegiada, se entendessem que eram lesados na jurisdição e preeminência da sua dignidade, o poderiam fazer e seriam ouvidos do seu direito, ainda mesmo que houvesse passado o prazo em que deviam embargar tal visitação.
1693 — Alexandre do Vale Peixoto e mulher fazem declaração, na nota do tabelião Nicolau de Abreu, à escritura de 8 de Abril deste ano, em que dotaram com bens a fábrica da sua capela da Anunciada, na Quinta do Carvalho D'Arca, em Polvoreira, dando-lhe 20 medidas de milho alvo, que recebiam pelos ditos bens, em cada ano.
1729 — O procurador da coroa, em Guimarães, licenciado António de Lima e Melo, requereu à Câmara para que esta comunicasse a S. Majestade que o cónego, da sé de Braga, Bento da Silva Teles, em visitação na freguesia de Santa Maria de Atães, mandara prender, com cordas, ao pé de um carvalho, o mordomo da freguesia, Domingos Brás, à vista de todo o povo e com escândalo deste, ofendendo assim a jurisdição real, e mais requeria que fossem avisados os juízes das freguesias da corda da dita visita que participassem à Câmara algumas insolências ou prisões que o dito visitador fizesse. Assim foi resolvido.
1768 — Foram, por ordem da Câmara, notificados 4 vendedores da vila, para que dia de Corpo de Deus, porem na procissão o andor de S. Dâmaso, a que eram obrigados e que há anos não punham, sob pena de 6$000 réis pagos da cadeia, e para os anos seguintes se fossem seguindo os mais vendeiros.
1786 — Provisão régia ao corregedor para que, pela morte de El-rei D. Pedro III, fosse suspenso por 8 dias o despacho dos tribunais, principiando na corte a 26 deste e que na corte e todo o reino se tomasse luto 6 meses de capa comprida e 6 de capa curta, dispensando para o dito efeito a pragmática de 24 de Maio de 1746, e se cobrissem de luto as mesa dos tribunais, o que ele corregedor mandaria executar em todas as câmaras desta comarca.
1821 — Aviso da regência ao cónego Joaquim Duarte Contreiras da Silva, como procurador do Cabido de Guimarães, agradecendo as felicitações que os membros do Cabido lhe dirigiram e a adesão ao sistema constitucional.
1845 — Faleceu José Joaquim da Silva Pinheiro, um dos 2 instituidores do Asilo dos Inválidos, ao qual, em testamento, deixou importantes legados.
1865 — Festa, na Rua de Relho, ao Senhor da Boa Esperança; teve arraial até à meia-noite com iluminação, fogo preso e duas bandas de música.
1875 — Às 10 horas da manhã são baptizados na igreja de Nª Sª da Consolação e Santos Passos os seus 13 sinos novos.
1900 — Segunda-feira. - Pelas 9 horas da noite foi apreendido pela autoridade administrativa o suplemento ao último número do "Vimaranense", quando este principiava a circular na cidade.
1917 — Foram para Lisboa 200 praças de infantaria nº 20 para manter a ordem pública.
1918 — Principiou a demolir-se a alpendrada que havia em 3 casas, quem ia na rua da Senhora da Guia desde o largo de Nossa Semhora da Oliveira até à viela do Traspom ou Travessa do Monte Pio.
1933 — Vieram a esta cidade os Camisas azuis. Foram mal tratados por muitos populares; destes foram presos 13 para Braga […] no camião do Neves.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home