Efemérides vimaranenses: 26 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1580 — Carta dos Governadores do Reino ao juiz de fora e Câmara, escrita em Almeirim, mandando eleger 2 procuradores às cortes que deviam reunir-se no fim de Maio em Santarém.
1774 — Alvará régio, a requerimento do bacharel Gregório Soares Baptista, extinguindo a capela de missa aos domingos e dias santos, de Gregório Pereira Castro, em Silvares.
1792 — Provisão nomeando professor de primeiras letras substituto Boaventura Ribeiro do Lago, para a escola de S. Martinho de Sande, vaga pela desistência que dela fez José Ribeiro do Lago.
1825 — Morre frei Teotónio da Ascensão, capucho, homem de extraordinária grandeza, e é sepultado no seu convento. PL.
1828 — Sai do terreiro de Santa Clara um bem adereçado carro com a efígie do sereníssimo infante D. Miguel acompanhado por imensa gente de todas as classes, dando vivas ao sr. D. Miguel, rei de Portugal, à senhora Imperatriz rainha, à Santa Religião e ao sr. D. Pedro como imperador do Brasil; correndo todas as praças e as principais ruas recolhe-se na Casa da Câmara, sendo esta função feita com toda a dignidade, não havendo desordem alguma, nem ataque de maior, feito aos constitucionais, tendo a maior parte deles retirado para fora da vila. PL.
1837 — Morreu nesta vila Jerónimo das Almas, morador na Rua de Couros e natural desta vila. Tinha estado na ilha da Madeira na companhia de um seu filho, negociante muito rico daquela ilha, por quem era muito bem tratado, mas, não obstante isso, quis voltar para a sua pátria, aonde dizia querer ser enterrado na capela dos Terceiros Dominicos, como 3º que era, o que se verificou no dia de amanhã 27. Morreu de oitenta e tantos anos e tinha vindo há dois anos da ilha, sendo socorrido com dinheiro por o dito filho. PL
1838 — Em S. Martinho de Sande, o enterro de Custódio Ferreira que havia de ser no adro da igreja, por ser o cemitério destinado pela junta de paróquia, foi estorvado tumultuosamente por muitas mulheres da mesma freguesia, enterrando-se na igreja. Repetiram igualmente o acto no dia 28 deste mês com o enterro de um filho de José Ferreira Barbosa.
1862 — Reuniram, em casa do Visconde de Santa Luzia, os accionistas da Companhia da Fundição de Vizela, para darem princípio à sua organização.
1864 — De manhã, nas obras do hospital de S. Francisco, caiu de uma prancha ao fosso, que se achava aberto para se lançarem os alicerces, um rapaz que ali trabalhava, recebendo algumas contusões na cara.
1871 — Foram assinados os estatutos do Monte Pio que ia fundar-se.
1876 — A Câmara Municipal delibera que se intimasse o bibliotecário José Ferreira Mendes de Abreu ("o José Fato" ou "o Fatinho", por ser da Casa de Fato) a entregar os livros à Associação Clerical Vimaranense, para esta os transferir para a casa onde funcionava e fazer aí a biblioteca, conforme pedira à Câmara, a qual lhe deferiu em 26 de Janeiro de 1876 se houvesse autorização de Braga.
1882 — Foram reduzidos a escritura, na nota do tabelião Augusto Corado de Campos, da cidade do Porto, os novos estatutos da Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães, aprovados em assembleia geral da mesma em 14 de Janeiro deste ano.
1888 — Quinta-feira. - À noite estiveram em exposição na Escola Industrial Francisco de Holanda, os trabalhos dos alunos da aula de desenho que iam figurar na Exposição Industrial Portuguesa em Lisboa, a que concorreram numerosíssimas pessoas que ficaram bem impressionadas com todos os trabalhos que tiveram ocasião de admirar.
1893 — Por proposta do vereador José Miguel da Costa Guimarães, foi resolvido pela Câmara que se mande, não só proceder à conclusão da planta da cidade, incluindo-se na já existente as alterações que sobreviveram, mas também ao levantamento das plantas das povoações de Vizela, S. Torcato e Campelos, para ser organizado um plano metódico dos melhoramentos a realizar; e também foi aprovada a proposta do presidente, dr. António Coelho da Mota Prego, criando um prémio anual de 30$000 reis para ser dado ao estudante mais distinto que nesta cidade fizer exame de admissão aos liceus.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home