Efemérides vimaranenses: 21 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1272 — Foi colado em metade da igreja de Santa Maria de Souto, Martinho Alvelo, pelo vigário geral de Braga, depois do procurador de El-rei fazer citar quem quer que se julgasse com direito à apresentação e ninguém apareceu, pelo que foi julgado que era toda da apresentação régia. Na outra metade já ele estava por apresentação do mesmo rei.
1441 — Carta, passada em Guimarães, nomeando ouvidor das terras dos Condes de Barcelos e Duques de Bragança, o doutor Pedro Esteves Cogominho.
1534 — Carta de El-rei D. João III, em Almeirim, o qual vendo que, por morte do infante D. Duarte, seu irmão, ficaram-lhe vagos os padroados das igrejas e mosteiros da vila de Guimarães e seus termos, por os ele ter somente em sua vida, convém a saber : Santa Maria da Oliveira e todas as outras igrejas da vila e seus termos : faz doação dos padroados das mesmas à infanta D. Isabel, sua irmã, a qual deve haver confirmação desta doação do seu irmão Arcebispo de Braga.
1716 — Nasce Fernando António da Costa de Barbosa, filho de Francisco da Rocha Veloso e de Isabel da Trindade Barbosa. Estudou os primeiros rudimentos nesta sua terra, em 1732, contando apenas 16 anos, passou ao Brasil de onde regressou com alguns bens de fortuna em 1747 e dedicando-se a escrever, publicou alguns elogios históricos, então bem aceites de escritores nacionais.- Vide o dicionário Portugal, vol. 2, pág. 90.
1774 — Provisão do arcebispo D. Gaspar por seu mandado de 15 deste, concedendo licença aos administradores do hospital do Anjo da Guarda para que na capela junto ao mesmo possam erigir de novo 2 altares colaterais.
1819 — Chegando um homem (julgo ser alferes de Milícias) à porta de um sapateiro, à Praça de S. Tiago, e indo a tirar uma pistola, para lha dar a guardar, esta se desarmou e lhe passou o tiro pela barriga do qual morreu no espaço de duas horas. PL
1897 — Pouco depois de dar a meia-noite de 20 para 21, faleceu repentinamente Augusto dos Santos Guimarães, redactor do "Vimaranense" e ex-redactor do "Imparcial" e de outros jornais da localidade e de Fafe. Foi sepultado no dia 22 à noite, depois dos responsos feitos na igreja da Misericórdia.
1918 — Domingo.- Às 8 horas da noite amotinaram-se os presos que habitavam as enxovias da cadeia. A Guarda Republicana teve necessidade de entrar no edifício para pôr termo à insubordinação. E tais aspectos ela tomou que a Guarda teve de servir-se das armas, pelo que muitos dos amotinados ficaram feridos e foram levados ao hospital e ficaram em tratamento.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home