Efemérides: 21 de Abril
1627 — A Câmara, em vista da carta que El-rei lhe escrevera relatando nela a miséria da Índia, subscreveu com mil cruzados, por este povo estar pobre, que se tirariam do cabeção das sisas desta vila e termo.
1683 — Alvará régio concedendo aos irmãos de 2ª condição da Misericórdia o privilégio de infanções depois que servirem de mesa, tendo antes exercido o cargo de almotacé, não se eximindo por este facto de tornarem a ser de mesa quando forem eleitos.
1836 — Na noite deste dia para o seguinte, foram ladrões à igreja de S. Jorge de Cima de Selho levaram 2 cálices, cruz, vaso e lançaram as partículas sobre o altar.
1837 — Foi enforcado, no Porto, um indivíduo, natural de Vieira, por ter assassinado outro, da mesma vila, sem este lhe resistir. Foi esta a primeira execução que teve lugar em Portugal, no reinado da Sra. D. Maria II e o carrasco que a efectuou foi o célebre Simões, de Pombeiro, que em Guimarães havia sido condenado à morte, em 2 de Março de 1836, e que tinha conseguido ficar exercendo tão odiosas funções. PL
1879 — Andando 2 pedreiros na ponta de 2 pinheiros a atar os cabaços para içar pedra ou para descer a platibanda nas obras
1890 — Principiou a demolição do casebre e seu moinho que estava no rio do Campo da Feira, junto à entrada da ponte, lado nascente, e assim principiou o alargamento do dito campo.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home