Efemérides: 19 de Abril
D. Maria II. Gravura da colecção da SMS.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1678 — Provisão, para o Monte de Correlos, Ribeirães e Pé de Carro se dividir pelos moradores de Silvares, S. Martinho de Candoso e S. Jorge de Selho.
1834 — Foram alguns indivíduos a casa do Mendes, mercador, morador Atrás do Tanque e lhe deram muitas espadadas e facadas, cortando-lhe até o nariz. Foi por ele ser testemunha contra alguns constitucionais na Devassa de 1828. PL.
1835 — Domingo de Páscoa.- Deram um tiro no porteiro Pinotes em uma desordem que ouve na romaria em Santa Apolónia, do qual morreu no dia seguinte. Este tiro foi dado em consequência deste indivíduo querer tirar à polícia um seu afilhado, o qual tinha sido preso por ela em desordem que havia feito na mesma romaria. PL
1836 — De tarde houve um espectáculo de uma companhia de Alcides (dança em corda, saltos mortais, etc.) em um teatro que haviam preparado no extinto convento
1839 — À noite representaram os estudantes desta vila uma tragédia em 5 actos, a qual foi de graça. O entremez, obsceno em demasia, não era próprio para se representar no teatro duma vila como esta, em que ainda há muita gente que olha com respeito para a boa moral. Mas que era de esperar do seu director e ensaiador o Tomás das Hortas! PL.
1856 — Toma posse da dignidade de Chantre de Guimarães e presidente do Cabido, José
1860 — Com o n.º 48 suspende e assim termina a sua publicação "O Vimaranense", 2.º jornal deste título.
1863 — Domingo. - Foi baptizado na paroquial igreja de S. Paio, um pretinho, criado do visconde de Pindela. Foram padrinhos o filho primogénito dos viscondes e a viscondessa, assistindo com tochas muitos cavalheiros e houve grande concurso de povo.
1877 — Tem esta data o projecto de estatutos feito pelo dr. Pereira Caldas para a criação do Centro Arqueológico que o mesmo propôs na conferência arqueológica que neste dia se realizou na Citânia de Briteiros, estando presente o presidente da Associação dos Arquitectos e Arqueólogos Portugueses, Joaquim Possidónio Narciso da Silva, e que por proposta de Augusto Soromenho se devia chamar Associação Arqueológica Martins Sarmento.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home