Efemérides vimaranenses: 4 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1145 — D. Afonso Henriques recuperou Leiria dos Mouros. - Chronicon Conimbricence.
1401 — Carta de El-rei D. João I, dada em Guimarães, mandando aos juizes e juizes de Guimarães entreguem ao Cabido os bens e casa que disser são dele e não reguengos.
1573 — Tomás Gonçalves, criado que foi de João de Figueiredo, morador ao Forno de Pêro Lagarto, desta vila, na nota de Manuel Gonçalves, dá perdão a diversos amigos que lhe deram uma cutilada no rosto e outra no braço esquerdo de que já estava são.
1588 — Carta de Pêro Guedes, governador do Porto, ao juiz e vereadores, avisando-os da aproximação da armada do corso inglesa, afim de que esteja prestes a gente para acudir aonde seja preciso.
1602 — Alvará concedendo ao provedor e irmãos da Misericórdia de Guimarães o uso de todas as mercês, privilégios e liberdades da misericórdia de Lisboa, isto naquelas coisas em que se lhe puderem aplicar.
1661 — Carta régia, dirigida à Câmara, participando a criação do papel selado para acudir às despesas da guerra.
1666 — Estando a Câmara em sessão apareceu aí muita parte da nobreza da vila e requereu aos vereadores que com eles fossem fazer vistoria nos Paços desta vila e avaliação para do que se achasse avisar a S. Majestade para por esta via ser bem informado da qualidade e grandeza da obra; e logo foram com os mestres de pedraria Gonçalo Vaz de Sampaio e Pedro Lopes e com o arquitecto António de Andrade, todos desta vila, os quais, vendo-a, declararam, sob juramento, o seguinte, de que se fez auto: "que as obras interiores no estado em que estão por serem de pedra e cal e terem mais de quinhentos portais entre grandes e pequenos e mais de setenta chaminés pelos meios de paredes muitas com trompas de grande altura, e escadas por dentro das paredes por onde hoje se sobe a passear em vistosas varandas valem mais de cem mil cruzados; e que tirando-lhe as ditas obras a pedra que delas pode ir havendo-se respeito a muita que há-de quebrar ao desfazer por ser pedra e cal, e por cair de muita altura poderá valer seiscentos mil réis e a obra toda no estado presente por não carecer mais de madeiras e telha para se reedificar pode valer mais de duzentos mil cruzados é que tantos fica sua Majestade. Podendo bulindo nas obras interiores por quanto as mestras estão enleadas com elas e pendem umas da outras."
1802 — Aviso concedendo ao capitão, oficiais e soldados da Companhia da Bomba de Guimarães, o distintivo de um laço encarnado no chapéu como usava a Companhia da Bomba de Braga.
1832 — Alvará mandando guardar os privilégios concedidos à Misericórdia de Guimarães.
1858 — Faleceu o 2º Barão, 1º Visconde e 1º Conde de Vila Pouca, Rodrigo de Sousa Teixeira da Silva Alcoforado. A sua biografia leia-se no dicionário "Portugal", vol. 7, pág. 55.
1877 — Abertura solene do Asilo de Mendicidade, da Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Houve na igreja, de manhã, missa cantada, e de tarde Te Deum e sermão, com grande assistência; a orquestra esteve distinta na execução de belas composições, nas quais um hino do mesmo asilo, composto pelo padre Eugénio da Costa Araújo Mota.
1886 — Visita esta cidade em comissão do Governo para o informar sobre a nossa atitude com Braga, o Governador Civil interino Joaquim Peito de Carvalho, o qual se hospedou em casa do médico Augusto Chaves, no largo do Carmo. À noite houve uma marcha aux flambeaux, a maior e melhor que se fez neste período do conflito bracaro-vimaranense. Alguns jornais locais dizem ser esta visita no dia 3.-
1894 — Na noite deste dia para o seguinte, evadiram-se dois presos da cadeia, que cumpriam sentença; limaram um travessão da grade do salão do oratório e, pelo orifício aberto evadiram-se, descendo por uma corda. Paulo Marinho foi preso por 2 oficiais de diligências da administração do concelho e 2 de justiça, em Urgeses, a 26 deste mês.
1896 — No comboio das 3 horas da tarde chegou uma máquina destinada à fábrica de pentes, a vapor, que se ia estabelecer nesta cidade sob a firma Dias e Cerdeira.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home