Efemérides vimaranenses: 30 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1458 — O Duque, senhor de Guimarães, o juiz, ouvidor, vereação e a maior parte dos homens bons e povo da vila e arrabaldes dela, não obstante o privilégio que o concelho desta vila tinha " que nenhum fidalgo nem infanção não houvesse casa de morada na dita vila contra vontade dos moradores dela", concedem ao fidalgo da casa do duque, Fernão de Sousa, licença para vir morar nesta vila (por esta causa correra demanda que ora cessava) impondo-lhe diversas condições com penalidades.
1578 — O doutor desembargador Baltazar Vieira, estando na sua quinta da Torre, em Tagilde, faz o seu testamento, e nele institui o morgado do Espírito Santo, vinculando-lhe a dita quinta da Torre para cabeça do mesmo, com obrigação de duas missas semanais na casa da Câmara em dias de vereação, uma missa cantada com pregação
1639 — No convento da Piedade,
1805 — Em sessão de Câmara "acordaram parecer a razão, o motivo que houve no ano de 1797 por fazer uma rigorosa falta de pão e farinhas, mandou o Senado daquele tempo deitar bando para que toda e qualquer pessoa pudesse cozer e vender pão sem peso, e daqui por diante se suspendesse aquela liberdade, e toda a pessoa que cozesse o pão o fizesse debaixo das posturas do Senado, e fizeram este acórdão por representação que lhe fizeram algumas pessoas do povo".
1834 — Publica-se aqui uma amnistia concedida pelo Sr. D. Miguel aos constitucionais militares (até à patente de general, inclusive) que abandonassem o Sr. D. Pedro e se lhe apresentassem. P. L.
1842 — Próximo à noite foi à botica da Misericórdia um praticante da botica da Herva, natural de Braga, e entrando a caçoar com o boticário, dizendo-lhe até que não sabia conhecer uma droga, este o descompôs, e principiando a alternar um com o outro, rapou o praticante de um estuque e deu com ele na cabeça do boticário que ficou mal tratado. Indo depois a polícia para o prender a casa do seu patrão, atrás do tanque, o Grenha, empregado na administração, o não deixou prender, e assim se evadiu o malfeitor. O praticante parece que tinha sido pretendente para entrar na botica da Misericórdia em lugar do boticário em quem deu a estocada. P. L.
1858 — Augusto Soromenho participa por escrito ao Cabido, que pela Academia Real das Ciências de Lisboa fora nomeado seu comissário encarregado de, em virtude das ordens régias, colher nos arquivos do reino os documentos necessários para a publicação dos "Monumentos Históricos", pede lhe diga o que há resolvido a tal respeito ou lhe indique o dia em que podia vir recebe-los.
1892 — Na casa da quinta de Lamelas, abre-se uma "cozinha económica" para as classes pobres se alimentarem diariamente por 110 réis cada pessoa. Durou pouco tempo.
1910 — Domingo. No Salão nobre da Sociedade Martins Sarmento às 3 horas da tarde, foi inaugurada a "Escola Móvel Agrícola Conde de Agrolongo", que este ilustre vimaranense acabava de fundar e instituir a expensas suas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home