Efemérides vimaranenses: 14 de Julho
Camilo Castelo Branco. Escultura de Raul Xavier, da colecção da SMS.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1808 — Às 4 horas da tarde, o abade reservatário de S. Paio de Vizela, Rodrigo Viera Borges de Campos, faz entrega à Câmara, que estava reunida com o clero, nobreza e povo, de duas peças de artilharia com seus competentes apetrechos, que a Junta do Governo Supremo do Porto concedera, em deferimento à representação que lhe fora feita, cujo bom despacho o dito abade fora voluntariamente solicitar ao Porto; todos deliberaram que a Câmara tomasse à sua guarda as referidas peças para servirem onde necessário fosse e que não pudessem ser empregadas em outro serviço que não fosse o desta vila, sem primeiro preceder a autoridade desta Câmara e dos três estados.
1833 — Último dia de preces na basílica de S. Pedro, por causa da cólera morbus, saindo em procissão pelas ruas da vila a imagem do Senhor da Agonia, havendo à saída sermão. PL
1839 — Recolhendo-se da romaria de Antime para casa o Esperto (músico e procurador) deu uma maçada na mulher e nas filhas, em consequência de se ter recebido uma filha com um músico espanhol, do batalhão nº 18 (já há tempos que a tinha tirado por justiça da casa do pai). Foram muito maltratadas não fazendo caso até de algumas pessoas de bem que lhe foram acudir, sendo necessário recorrer às autoridades para ele lhes não continuar a fazer mal. Pl
1857 — Fez acto do 5º ano de filosofia, na Universidade de Coimbra, e foi aprovado nemine discrepante Luís Cardoso Martins da Costa Macedo, Conde de Margaride.
1858 — Saíram em procissão de penitência, por causa do mal das vinhas, os Terceiros da Ordem de S. Domingos, os quais iam descalços seguindo o exemplo do seu prior, Visconde de Pindela, levando em andores as imagens do seu patriarca e de Nossa Senhora do Rosário. No dia seguinte, 15, já choveu.
1863 — Principiou a demolir-se o Convento de S. Domingos, tanto pela estrada do Toural, hoje Rua de Paio Galvão, como em frente da portaria, defronte do jardim dos Terceiros, e por esta ocasião a Ordem 3ª encanou de pedra e tirou a água que, alcatruzada, veio cair ao tanque de lavar, que estava no mesmo jardim.
1867 — Domingo. - Ao fim da tarde, na ponte do Campo da Feira, principia o leilão das prendas oferecidas em benefício da construção da 2ª torre, lado poente, da igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.
1868 — Chegou a esta cidade o distinto pintor escultor D. Luiz Vermel demorando-se bastantes dias a visitar os monumentos e objectos de arte, dos quais parte copiou em pintura colorida, apreciando muito a fresta da capela de Nossa Senhora da Embaixada, que hoje existe no muro do quintal do Beringel.
1882 — O escritor e romancista Camilo Castelo Branco visita esta cidade.
1885 — Terça-feira. - A comissão da secção de arqueologia da Sociedade Martins Sarmento procedeu, sob a direcção do seu presidente Dr. Martins Sarmento, a uma escavação no cemitério pagão situado junto ao lugar da Vela, de Moreira de Cónegos. Exploraram-se 8 sepulturas, tendo em tempo já sido exploradas 12.
1913 — Saiu o 1º número do jornal "Luso", tendo por director António Dantas, filho que era do director do "Lusitano" há tempos suspenso. Quando se procedia à distribuição, este 1º número foi apreendido.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home