Efemérides: 7 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1629 — O Dr. Rui Gomes Golias, abade de Vila Nova de Sande, filho de Ambrósio Vaz Golias e de Inês de Guimarães, da casa da Rua dos Fornos, hoje Largo das Lamelas, tomou posse da dignidade de cónego mestre-escola, que possuía o dr. Sebastião Vaz Golias seu irmão, por permuta de beneficias que ambos fizeram.
1740 — Provisão concedendo ao padre Leandro de Castro, morador na Rua de Gatos, licença para continuar a ensinar gramática, que já ensinava há vinte anos, o que era de utilidade, pois os estudantes pobres não podiam ir para Braga e eram vigiados pelos pais; e foi ouvida a Câmara, nobreza e povo e ministros que informaram bem. - Lº 100 de D. João V, fl.22
1833 — Saíram desta vila, para o exército do Sr. D. Miguel, uns 200 homens de ordenanças, levando enxadas, paus, etc. para trabalharem nas trincheiras do mesmo exército. PL
1866 — Na Câmara dos Deputados foi aprovado um parecer da Comissão de Obras Públicas, favorável à representação que a Associação Comercial Vimaranense lhe dirigiu sobre a conveniência de ser alterada a directriz do caminho-de-ferro do Minho.
1870 — O Cabido representa à Câmara dos Deputados, pedindo-lhe seja modificado o decreto de 1 de Dezembro de 1869 que extingue todas as colegiadas do reino, conservando a de Guimarães com todos os seus réditos, a exemplo das câmaras legislativas de 1848.
1912 — Domingo de Páscoa. - Nesta cidade os párocos não fizeram a visita pascal.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home