Efemérides: 6 de Abril

Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1385 — Quinta-feira. Com universal aplauso foi, em Lisboa, aclamado rei o Mestre de Avis, D. João I, com grande alegria e contentamento dos que o seguiam, estando no mais florente da idade, pois não tinha ainda cumprido 27 anos, contando já muitos de imortal glória. -Hist. Geneal. Tomo 2, pág. 8.
1680 — A Confraria do Santíssimo Sacramento, da Colegiada, delibera dar à Irmandade de Nª Sª da Oliveira 80$000 réis para ajuda do azulejo da igreja, com a obrigação de lhe azulejar a sua capela com o preciso.
1787 — Nasce na Quinta de Cedofeita, da freguesia de Nª Sª da Oliveira ( e não da de S. Miguel do Castelo, como erradamente disse o padre Caldas no seu "Guimarães, apontamentos para a sua história" e outros seguiram ), sendo baptizado na igreja de S. Miguel do Castelo no dia 9,
1853 — A Câmara faz mensagem à rainha, pela elevação de Guimarães a cidade.
1859 — Vítima de um incidente de ascensão aerostática feita no Largo
1870 — A Câmara faz arrematação de demolição do Arco da Torre de S. Bento.
1888 — A Câmara Municipal concede à Associação dos Bombeiros Voluntários o subsídio de 100$000 reis para aquisição de uma escada Magirus.
1891 — Foi arrematada por 7:700$000 reis a obra de construção do Matadouro Municipal.
1898 — A Câmara Municipal deliberou publicar "Os Anais do Município" conforme a proposta do seu vice-presidente Antero de Campos da Silva. Eu, J. L. de Faria publiquei esta notícia no nº 175 do "Independente" da seguinte forma " A Câmara aprova a proposta do vice-presidente, dr. Antero de Campos da Silva, de mandar publicar " Os Anais do Município". A execução desta proposta deve principiar brevemente, pois que o distinto arqueólogo, Exmo. Abade de Tagilde, desde muito tempo há sido incansável
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home