Efemérides: 14 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1436 — Carta de El-rei D. Duarte, em Estremoz, contendo os capítulos especiais que os procuradores de Guimarães apresentaram nas cortes de Évora, e respostas aos mesmos. - Torre do Tombo, chancelaria de D. Duarte, liv.º 1º, fl. 218 v.º. - Pergaminhos nº 51 da Câmara Municipal. - Romagem dos Séculos, pág. 160.
1821 — Ofício da Câmara dirigindo felicitações e prestando homenagem ao Soberano Congresso das Cortes pelas bases da Constituição que ela jurou, assinado neste dia pelo corregedor, juiz de fora, 3 vereadores, escrivão, procurador do concelho, síndico e 2 misteres, o qual foi apresentado às cortes em sessão de 24 deste mês.
1884 — Inauguração solene do último troço do caminho de ferro de Bougado a Guimarães, compreendido entre esta cidade e a povoação de Vizela, chegando a locomotiva com 22 carruagens à estação de Vila Flor, às 10 horas e 50 minutos da manhã, havendo grandes festejos durante o dia e a noite.
1886 — Uma comissão de artistas vai à Câmara, que estava em sessão, entregar-lhe uma mensagem de felicitação pelo seu procedimento na questão brácaro-vimaranense e pedir-lhe que não lançasse um ceitil de contribuição para o distrito de Braga.
1909 — Saiu em procissão de penitência, em Creixomil, a imagem de S. Sebastião, em andor, por causa da epidemia da varíola que grassava na mesma freguesia, sendo grande o concurso de povo nela, bem como nas preces que a precederam.
1912 — De manhã apareceu afogado no regato da Caldeiroa o caiador
1928 — Sábado. Apareceu coberta de crepes a estátua de D. Afonso Henriques, tendo junto um dístico com a legenda "Inditosa pátria que tais filhos tens..." houve largos comentários. Isto foi porque, na reunião de ontem às 9 horas da noite, não apareceram os representantes da Câmara Municipal, da
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home