Efemérides: 13 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1233 — Faleceu o D. Prior de Guimarães e cónego de Viseu, D. Paio I, estando eleito bispo de Lisboa, de que não chegou a receber as letras apostólicas porque faleceu pouco tempo depois da eleição.
1629 — A Câmara delibera mandar notificar o carniceiro do Cabido e o filho do mesmo carniceiro, que, sob pena de seis mil réis para o concelho e acusador e de 30 dias de cadeia, não mais matem mais bois que os do contrato.
1641 — A Câmara determina que nenhum taberneiro da vila possa em sua casa dar de comer ou beber aos actores dramáticos, sob pena de mil réis pagos da cadeia.
1666 — Em vereação, atendendo ser dano irreparável lançar troviscada ou coca nos rios que nem peixe há para necessidade de doentes e não tendo dado resultado as derramas gerais, foi resolvido mandar vir uma Paulina de S. Santidade (breve de excomunhão) contra este dano e com este remédio podia haver emenda.
1802 — Provisão mandando restituir a feira do pão ao antigo local, Largo de S. Sebastião, a qual desde 1794 era feita na Praça de Nossa Senhora da Oliveira.
1828 — Os miguelistas conduzem pelas ruas da vila um carro triunfal com a efígie do sereníssimo Sr. Infante D. Miguel indo a dar-lhe vivas, uns como infante e outros como rei, e assim percorreram a maior parte dos terreiros e ruas não cessando os foguetes e os sinos. PL.
1848 — Pelas 8 horas da noite envenenou-se com arsénico e verdete a viúva do
1883 — A Associação de Socorros Mútuos, em assembleia-geral, delibera, por 20 contra 3 votos, representar para que o Convento das Dominicas seja concedido à
1885 — Começou a funcionar, numa casa da Rua de Paio Galvão, a escola Francisco de Holanda, que até agora era na
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home