Efemérides: 12 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1513 — Em vereação, presentes
1598 — O carpinteiro
1641 — Carta de El-rei D. João IV agradecendo ao D. Prior, dignidades e mais cónegos da Colegiada, o zelo e amor com que se dispuseram a oferecer um donativo (rendimento de uma conesia) e socorrer a gente de guerra das fronteiras, pedindo-lhes juntamente que lhe mandassem, com toda a brevidade, tal donativo, do qual lhes mandaria passar certidão de entrega.
1840 — Domingo de Ramos. - Saiu em procissão a imagem de S. Sebastião pelas principais praças e ruas da vila, acompanhando-a imenso povo. Foi em consequência de ter morrido bastante gente na vila, por causa de várias moléstias. PL.
1854 — Os povos de Pevidém estorvaram que fossem para a cidade do Porto 2 carros de milho (havia muita carestia); e de seu moto próprio os repartiram entre si, pagando-o aos condutores ao preço de 480 réis. O administrador do concelho mandou logo para ali uma força de caçadores 7 que foi aboletada por aqueles povos.
1863 — Chegou o actor Taborda e foi para Braga no dia 17 deste mês. Em 16 representou "As Boas Razões", "Era Tão Lindo Que Pena". Houve duas poesias, a de João Inácio Peixoto de Abreu Vieira teve bis, e a de Valentim Moreira de Sá Junior, que foi recitada no palco pelo actor Pereira.
1886 — Falece na sua casa da Rua de Camões, o notável jurisconsulto vimaranense Bento António de Oliveira Cardoso, bacharel formado em cânones, cavaleiro da Ordem de S. Tiago da Espada.
1891 — Foi inaugurada a nova estação dos Bombeiros Voluntários, havendo sessão solene, e à noite percorreu as ruas da cidade uma bem organizada serenata.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home