Efemérides: 14 de Março
1333 — Neste dia Simão Martins, abade de Tagilde e cónego de Guimarães, doou ao seu Cabido a casa do Paço, da mesma freguesia, com a obrigação de uma missa oficiada anualmente. Esta casa do Paço, na qual, segundo a tradição, nasceu São Gonçalo, tendo pertencido a uma D. Tareja Gil, passara para Martim Pequeno, cidadão do Porto, e para sua mulher Maria Domingues, que a doaram ao referido abade. O Cabido tomou posse da casa em 3 de Abril de 1333.
1727 — O Cabido concede licença à Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, para edificar, junto à porta da entrada do claustro e encostado à parede do mesmo, uma capela dos Passos de Cristo, com a cláusula de ser retirada quando ele cabido queira mandá-lo, sem que por isso tenha de indemnizar a irmandade.
1821 — Portaria concedendo a escola primária de S. Miguel das Caldas. Foi desde o início até 1860 seu professor António Pereira da Silva, pai do Dr. José Joaquim da Silva Pereira Caldas.
1862 — Principia a construir-se a estrada de Braga a Guimarães.
1873 — Na sessão da câmara dos pares, foi aprovado na generalidade, assim como na especialidade, sem discussão, o projecto de lei aprovado pela câmara dos deputados em 4 de Maio de 1872, que tinha por fim autorizar o Banco de Guimarães a realizar, além das transacções bancárias para que estivesse habilitado, operações de circulação, emitindo letras à ordem, ou notas pagáveis ao portador.
1886 — Sai o 1º número do “Enthusiasta”, órgão do grupo dos Entusiastas. Suspendeu a publicação com o nº 5 do 2º ano em 10 de Abril de 1887. (jornal para o Povo – publicação semanal).
1903 —Sábado – Foi inaugurado um teatro-barracão – “Lisbonense” com a ópera cómica Mam’Zelle Nitouche, que agradou, no largo de S. Sebastião.
1915 — Domingo - De manhã, realizou-se, no Campo de Vila Pouca, um comício operário de protesto contra o encarecimento da vida e os açambarcadores de cereais e outros géneros de maior necessidade.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home