Efemérides: 7 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1665 — O D. Prior, D. Diogo Lobo da Silveira, concede licença aos padres frei Jerónimo de Vila Real, guardião, frei João da Barca, frei Manuel de Verdemilho, frei Pedro de Beja e frei Francisco do Porto, para celebrarem os ofícios divinos na igreja de S. Miguel do Castelo, enquanto não fosse acabado de construir o seu convento dos Capuchos, os quais se obrigaram a não continuar na dita igreja quando lhes fosse ordenado, e sendo-o antes de acabada a dita obra "esborralhariam" a parede que ia das casas em que estavam aposentados para a dita igreja e poriam o caminho livre para a mesma, como dantes estava, sem que o D. Prior pudesse adquirir direito algum às ditas casas.
1667 — Carta, passada em Lisboa, de examinação de António de Araújo, filho de Bento de Araújo, natural de Guimarães, para poder sangrar, sarrafar, lançar ventosas e sanguessugas e tirar dentes em Portugal.
1834 — Chegam de Braga uns 100 guerrilhas e vão em seguimento da guerrilha constitucional que tinha aparecido em Gonça os dias passados. O resultado desta sortida foi o ter a guerrilha realista dois feridos. P. L.
1852 — Na noite deste dia para o seguinte roubaram ao condutor do correio que vinha do Porto para Guimarães a légua e meia distante desta vila, uma encomenda no valor de 4 mil réis e todo o seu dinheiro que trazia para suas despesas. Além disto rasgaram-lhe a mala das cartas, e por fim, amarraram-no a uma árvore onde o pobre homem teve de estar desde a meia-noite até ser dia e passar gente que o desamarrou.
1883 — A
1886 — Comício em Lanhoso, relativo à "União ao Porto".
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home