Efemérides: 6 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1273 — Sentença apostólica, dada
1597 — Confirmação régia, em Madrid, dos Estatutos que transmutaram a confraria de Nª Sª da Consolação, que era privativa de estudantes, em Irmandade para todas as pessoas.
1826 — Na madrugada, apareceu morta na cama e com uma corda atada ao pescoço, uma mulher da Rua de Val-de-Donas. Esta morte atribuiu-se aos ladrões porque tendo ela escondido 30 peças de 7$500 e alguns cordões, que apareceram depois, este fosse o motivo porque a mataram, por ela não dizer onde estava o dinheiro. Foi sepultada na igreja de S. Domingos. P. L.
1870 — Domingo. Às 2 horas da tarde, no salão do teatro D. Afonso Henriques foi a inauguração solene da Associação Artística Vimaranense. Numerosos artistas no salão, ao fundo sentados em cadeiras as comissões definitiva e instaladora, recitaram-se alguns discursos ad hoc, sendo todos calorosamente aplaudidos. A fachada do teatro elegantemente adornada; durante a inauguração tocaram à porta alternadamente as duas músicas da cidade, que depois percorreram as ruas, como já haviam feito de madrugada e ao meio-dia. - Neste dia, às 10 horas da noite, um desabrido furacão arrombou janelas e quebrou vidros; no meio do vento, chuva torrencial e trovões.
1878 — Decreto nomeando Governador Civil do Porto o Conde de Margaride.
1881 — Inaugura-se, com um baile de máscaras, de tarde e uma récita dramática, à noite, o Teatro de Recreios Dramáticos, numa casa do Largo do Retiro, de que era empresário Eduardo Branco.
1935 — Às 3 horas da tarde visitaram esta cidade os 2 aviadores, tenente Humberto da Cruz e o sargento mecânico Lobato. Foram recebidos festivamente.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home