Efemérides: 3 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1408 — Carta de El-rei D. João I, em Estremoz, restituindo ao concelho de Guimarães as terras e jurisdição delas que ele havia dado a D. frei Álvaro Gonçalves Camelo até que ele obtivesse o priorado do Hospital, terras que tinham sido de Gonçalo Vasques de Melo, a terra das Caldas, préstamo de Restelo e de Sá, terra de Arões, terra de Travassós, terra da Adeganha, terra de Vila Nova de Freitas e de S. Gião, terra de Sobradelo, terra de Quilhas (ou Lulhas), préstamo do Castelo, préstamo dos juízes. E ficaram do termo com antes eram. - Chanc.
1684 — Cai extraordinária quantidade de neve, que atingiu grande altura, levantando-se também furiosa ventania que causou enormes estragos, destruiu e lançou por terra corpulentas árvores.
1715 — O Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles crisma na igreja da Misericórdia.
1832 — Chegou um frade Jerónimo do Convento de Belém, o qual vinha em uma liteira e escoltado por soldados de polícia, vindo também um escrivão e um meirinho; foi neste mesmo dia para o convento da Costa para nele ser encarcerado por tempo de um ano; era preso político. P. L.
1837 — A freguesia de S. Cristóvão de Abação, que após 1834 fora anexada no civil e eclesiástico a Santa Maria dos Gémeos, foi desanexada neste dia por carta de provisão do vigário capitular e nomeado pároco encomendado o padre Francisco
1876 — Publicou-se o nº 1 do "Jornal de Guimarães ", bissemanário à 2ª e 5ª feira, folha política, comercial e noticiosa.
1927 — Revolução no Porto. Pelas 4 horas da tarde, forças do 8, fiéis ao Governo, vieram tomar conta do correio e do quartel de Guimarães, abandonando os revoltosos os seus postos. Em Guimarães, o batalhão nº 2 de metralhadoras, diz o major: "neste batalhão apenas aderiu ao movimento um grupo de oficiais, incluindo o oficial de serviço à unidade, os quais na madrugada deste dia 3 se apoderaram do quartel mantendo-o na sua posse durante algumas horas." A revolução foi promovida por alguns regimentos contra o governo. Este foi o vencedor. Principiou na madrugada deste dia 3 e, na tarde do dia 9, deu-se a rendição de revoltosos.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home