Recolha de bolota na Citânia de Briteiros, em 24 de Outubro
Algumas imagens da actividade de recolha de bolota realizada, ontem, na Citânia de Briteiros. Depois de uma pequena contextualização e do trabalho de apanha, coordenado pelo Armazém da Bolota, a equipa do Cor de Tangerina presenteou os participantes com algumas experiências culinárias em que a bolota foi o principal ingrediente. Também José Luís Araújo, Grão-Mestre da Confraria Ibérica da Bolota, presenteou os participantes com algumas receitas de pão de bolota.
No passado dia 17 de outubro decorreu uma primeira apanha de bolota na Citânia, com alunos da Escola Profissional Profitecla. No total, foram apanhados cerca de 50 kg de bolotas, sendo de notar que este é um ano de contrassafra, em que há menor produção de fruto pelos sobreiros e carvalhos. As bolotas apanhadas destinam-se a investigar o seu potencial de utilização alimentar pelo Armazém da Bolota.
A colheita de bolotas na Citânia contribui para reduzir o adensamento do sobreiral, evitando a sua proliferação sobre as ruínas arqueológicas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home