Os Salões Literários no século XIX - De Catarina de Lencastre a Ana Plácido, Maria Brown, Maria Peregrina de Sousa e Outras Desconhecidas
A segunda sessão do ciclo de conferências "Um salão para falar e um quarto para escrever" teve lugar no passado sábado, dia 8 de junho de 2024, no Salão Nobre da SMS, assinalando o 2º centenário da morte da poeta vimaranense Catarina de Lencastre.
Poucos conhecem hoje uma poeta que honrou desde cedo o nome de seus pais, os Senhores de Vila Pouca, e em sua vida (1749-1824) marcou a vida literária em Portugal. Porque a esquecemos? Porque a lembramos? A maior parte das vezes, a memória, como o esquecimento, pouco tem a ver com a abundância ou a falta de mérito. Esquecemos e lembramos porque é fácil esquecer ou lembrar. E só por isso devemos rever regularmente a História que contamos.
A segunda sessão deste ciclo abordou os salões literários do século XIX, de Catarina de Lencastre a Ana Plácido, Maria Brown, Maria Peregrina de Sousa e outras desconhecidas, com a participação de Maria Luísa Malato, Sérgio Guimarães de Sousa, Maria de Fátima Outeirinho e um momento musical com o coro Vilancico.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home