Festa Escolar do 9 de Março | Programa
Apresentação em direto pelo canal do Youtube da Sociedade Martins Sarmento
15h00 – Festa Escolar (4º ano de Escolaridade) https://youtu.be/N2iUr3xcFW0
- Apresentação.
- Hino da Sociedade Martins Sarmento, interpretado pela soprano Ana Alexandra Almeida, acompanhada ao piano pelo Professor Simão Neto.
- Palavras alusivas à Festa Escolar.
- Imagens da Instituição.
- Apresentação dos livros incluídos no “Prémio”, a cargo do Dr. Antero Ferreira, da Direcção da SMS.
- Divulgação dos nomes dos estudantes premiados.
18h00 – Sessão Comemorativa https://youtu.be/nKH4FBrBz0Y
- Apresentação.
- Hino da Sociedade Martins Sarmento, interpretado pela soprano Ana Alexandra Almeida, acompanhada ao piano pelo Professor Simão Neto.
- Intervenções Institucionais (Presidente da Direcção da Sociedade Martins Sarmento, Reitor da Universidade do Minho e Município de Guimarães).
- Sequência de vídeos sobre momentos especialmente marcantes na actualidade da SMS.
- Conferência pelo Prof. Doutor José Luís Cardoso, intitulada “A revolução liberal portuguesa de 1820: uma revolução inacabada?”
- Divulgação dos nomes dos estudantes premiados
(9º Ano, Ensino Secundário e Superior)
- Apresentação.
- Hino da Sociedade Martins Sarmento, interpretado pela soprano Ana Alexandra Almeida, acompanhada ao piano pelo Professor Simão Neto.
- Intervenções Institucionais (Presidente da Direcção da Sociedade Martins Sarmento, Reitor da Universidade do Minho e Município de Guimarães).
- Sequência de vídeos sobre momentos especialmente marcantes na actualidade da SMS.
- Conferência pelo Prof. Doutor José Luís Cardoso, intitulada “A revolução liberal portuguesa de 1820: uma revolução inacabada?”
- Divulgação dos nomes dos estudantes premiados
(9º Ano, Ensino Secundário e Superior)
Os prémios escolares serão distribuídos em sessões presenciais a anunciar oportunamente, logo que as condições sanitárias o permitam.
José Luís Cardoso é investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e sócio efetivo da Academia das Ciências de Lisboa. Tem vasta obra publicada internacionalmente sobre temas de história do pensamento económico português em perspetiva comparada. É autor dos livros A Revolução Liberal de 1820 (Lisboa: CTT, 2019); Manuel Fernandes Tomás. Ensaio Histórico-Biográfico (Coimbra: Almedina, 2020); Manuel Fernandes Tomás, Escritos Políticos e Discursos Parlamentares, 1820-1822 (introdução e edição, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2020) e de diversos ensaios de história política, económica e intelectual sobre o período final do absolutismo e génese do liberalismo em Portugal.
Tem colaborado com a Sociedade Martins Sarmento, em especial, na organização e direcção científica do Prémio Alberto Sampaio do qual a SMS é co-instituidora e, mais recentemente, em momentos comemorativos do bicentenário da Revolução Liberal no âmbito dos quais se insere a conferência.
Tem colaborado com a Sociedade Martins Sarmento, em especial, na organização e direcção científica do Prémio Alberto Sampaio do qual a SMS é co-instituidora e, mais recentemente, em momentos comemorativos do bicentenário da Revolução Liberal no âmbito dos quais se insere a conferência.
"A revolução liberal portuguesa de 1820: uma revolução inacabada?"
A conferência abordará os principais factos e ocorrências que marcaram o desenrolar da revolução liberal de 1820, fazendo também alusão aos antecedentes próximos que permitem compreender as razões e motivações que estiveram na génese do movimento constitucional vintista.
Serão apresentados os principais propósitos e programas de ação das forças políticas em presença nos primeiros anos da revolução liberal (1820-1823), com destaque para os debates desencadeados na esfera pública, no Parlamento e nas múltiplas publicações periódicas que surgiram num ambiente de liberdade de imprensa.
O desenlace da contrarrevolução em maio de 1823 (Vilafrancada) e a agitação política vivida até ao final da guerra civil de 1832-1834, serão eventos também recordados nesta conferência, tendo em vista o esclarecimento da pergunta do título: terá ficado esta revolução inacabada? A resposta a esta questão procurará sintetizar o significado fundamental deste período histórico para a construção do Portugal contemporâneo.
Ana Alexandra Almeida, é soprano e atualmente frequenta a licenciatura em Canto na Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo (ESMAE) na classe do professor António Salgado.
Natural de Guimarães, iniciou os seus estudos em piano aos 6 anos de idade na Academia de Música Valentim Moreira de Sá na classe do professor José António Magalhães. Teve ainda como professoras de piano Ermelinda Martins e Ana Raquel Rosa. Como pianista foi premiada em 2007 com o segundo prémio e em 2009 com terceiro prémio no “concurso interno de piano da AMVMS”.
Em 2013 iniciou os seus estudos em canto na classe da professora Janete Ruiz. Nesse mesmo ano foi solista na obra “Glória” de Vivaldi.
Integrou o coro Jovens Cantores de Guimarães onde se destaca a participação no festival internacional Corearte que se realizou em Barcelona.
Como coralista realçam-se projetos como a participação com o coro da casa da música nas obras “Gurre-Lieder” de Schöenberg e sinfonia no2 “Ressurection” de Mahler, o filme-concerto “Harry Potter e o prisioneiro de Azkabam” com a Orquestra Filarmonia das Beiras, e a ópera “Elixir de amor” de Donizetti com a companhia “All’opera”.
Participou como soprano solista na gravação “Hinos de Guimarães” com coordenação do musicólogo Eduardo Magalhães.
Em 2018 foi convidada a participar no Ciclo “Convívios ao Piano” em Guimarães com a realização de um recital com o pianista João Almeida.
Estreou-se em ópera com a personagem Lauretta em “La dona di genio volubile” de Marcus Portugal no Teatro Helena Sá e costa, e com a personagem Mariana Ricci na ópera “1755/o tio Mário vai ao cinema” dos compositores Telmo Marques e Carlos Azevedo.
Realizou diversas masterclasses com professores como Ângela Alves, Luísa Barriga, Paulo Ferreira, Palmira Troufa, Margit Klaushofer, Marcin Habella, Starikova Petrivna, Connie de Jongh e Kevin Grout.
Trabalhou com encenadores como António Durães, Cláudia Marisa, Pedro Ribeiro, Marcos Ribeiro, Catarina Costa e Silva e Sara Erdinberger. E maestros como Vítor Matos, Luís de Carvalho, José Eduardo Gomes, António Sérgio, Stefan Blunier, Peter Rundel, Timothy Henty, Basilio Astulez e Javier Alonso Pérez.
Atuou em diversas salas nacionais como Centro Cultural Vila Flor, Museu Alberto Sampaio, Sociedade Martins Sarmento, Paço dos Duques de Bragança, Auditório VIta, Museu dos Biscainhos, Mosteiro de Santa Clara, Altice Arena, Palácio Nacional da Ajuda, Aula Magna, Teatro Constantino Nery, Casa da Música e em Espanha atuou na Sagrada Família, Mosteiro de Monteserrat, Parque Güell, Auditório do Rosal.
É membro fundador do Ensemble vocal feminino “Incipit ensemble”.
Natural de Guimarães, iniciou os seus estudos em piano aos 6 anos de idade na Academia de Música Valentim Moreira de Sá na classe do professor José António Magalhães. Teve ainda como professoras de piano Ermelinda Martins e Ana Raquel Rosa. Como pianista foi premiada em 2007 com o segundo prémio e em 2009 com terceiro prémio no “concurso interno de piano da AMVMS”.
Em 2013 iniciou os seus estudos em canto na classe da professora Janete Ruiz. Nesse mesmo ano foi solista na obra “Glória” de Vivaldi.
Integrou o coro Jovens Cantores de Guimarães onde se destaca a participação no festival internacional Corearte que se realizou em Barcelona.
Como coralista realçam-se projetos como a participação com o coro da casa da música nas obras “Gurre-Lieder” de Schöenberg e sinfonia no2 “Ressurection” de Mahler, o filme-concerto “Harry Potter e o prisioneiro de Azkabam” com a Orquestra Filarmonia das Beiras, e a ópera “Elixir de amor” de Donizetti com a companhia “All’opera”.
Participou como soprano solista na gravação “Hinos de Guimarães” com coordenação do musicólogo Eduardo Magalhães.
Em 2018 foi convidada a participar no Ciclo “Convívios ao Piano” em Guimarães com a realização de um recital com o pianista João Almeida.
Estreou-se em ópera com a personagem Lauretta em “La dona di genio volubile” de Marcus Portugal no Teatro Helena Sá e costa, e com a personagem Mariana Ricci na ópera “1755/o tio Mário vai ao cinema” dos compositores Telmo Marques e Carlos Azevedo.
Realizou diversas masterclasses com professores como Ângela Alves, Luísa Barriga, Paulo Ferreira, Palmira Troufa, Margit Klaushofer, Marcin Habella, Starikova Petrivna, Connie de Jongh e Kevin Grout.
Trabalhou com encenadores como António Durães, Cláudia Marisa, Pedro Ribeiro, Marcos Ribeiro, Catarina Costa e Silva e Sara Erdinberger. E maestros como Vítor Matos, Luís de Carvalho, José Eduardo Gomes, António Sérgio, Stefan Blunier, Peter Rundel, Timothy Henty, Basilio Astulez e Javier Alonso Pérez.
Atuou em diversas salas nacionais como Centro Cultural Vila Flor, Museu Alberto Sampaio, Sociedade Martins Sarmento, Paço dos Duques de Bragança, Auditório VIta, Museu dos Biscainhos, Mosteiro de Santa Clara, Altice Arena, Palácio Nacional da Ajuda, Aula Magna, Teatro Constantino Nery, Casa da Música e em Espanha atuou na Sagrada Família, Mosteiro de Monteserrat, Parque Güell, Auditório do Rosal.
É membro fundador do Ensemble vocal feminino “Incipit ensemble”.
Simão Neto, natural da cidade de Guimarães, nasce em novembro de 1993. Inicia os seus estudos musicais aos onze anos de idade na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, onde começa a estudar Piano. Em 2012 finaliza o Curso Complementar de Instrumento, sob orientação da professora Ermelinda Martins, com a classificação máxima. Ingressa posteriormente na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, na classe da professora Madalena Soveral, para frequentar a Licenciatura em Música. É laureado em mais de uma dezena de Concursos Nacionais e Internacionais. Participou em Masterclasses com pianistas conceituados como Álvaro Teixeira Lopes, António Rosado, Claudio Martínez Mehner, Filipe Pinto-Ribeiro, Luís Filipe Sá, Luís Pipa, Marian Pivka, Miguel Borges Coelho, Paulo Oliveira, Pavel Nersessian, Pedro Emanuel Pereira, Serghei Covalenco, Sofia Lourenço, Yuri Ananiev, entre outros. Tendo já um vasto repertório, tem-se apresentado regularmente em recital, como solista e também em música de câmara. Atualmente, leciona na Academia de Música Comendador Albano Abreu Coelho Lima e no Conservatório de Guimarães.
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