Água, Fogo e Terra. Uma viagem aos banhos proto-históricos
Assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, subordinado em 2011 ao tema "Água, Cultura e Património", decorreu no passado sábado, dia 16, a actividade Água, fogo e terra. Uma viagem aos banhos proto-históricos, na Citânia de Briteiros. Um grupo de cerca de 50 participantes observou os dois balneários proto-históricos da Citânia, numa visita nocturna.
A visita começou pelo balneário Sul, com observação dos espaços funcionais, caleira de abastecimento e pedra formosa (com explicação das decorações e elementos epigráficos), seguindo depois o grupo pelo interior da Citânia, ao longo da conduta de abastecimento desta estrutura de banhos. O grupo deteve-se junto à entrada da antiga mina de água, seguindo depois, através da acrópole e das muralhas, até ao balneário Este, a estrutura de banhos parcialmente destruída em 1932, de onde se supõe ter saído a Pedra Formosa, exposta no Museu da Cultura Castreja. A visita terminou neste segundo edifício de banhos, do qual restam poucos elementos.
A Sociedade Martins Sarmento agradece o interesse e o entusiasmo de todas as pessoas que participaram nesta actividade, bem como aos funcionários que prepararam a visita e coordenaram a acção.
2 Comments:
Foi uma excelente iniciativa! Bem organizada, bem orientada, descontraída mas educativa. E a metereologia colaborou também, proporcionando uma noite fabulosa! Muito obrigado, eu diverti-me imenso!
Boa iniciativa. Uma forma diferente de visitar um monumento. Parabéns à organização.
Maria do Céu Santos
Enviar um comentário
<< Home