Primeira sessão do Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores
Teve lugar no passado dia 24 de Julho a primeira sessão do Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores, previamente anunciado, e organizado pela Sociedade Martins Sarmento e pelo CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (FCT - UM). As duas comunicações desta sessão foram apresentadas no salão de chá da Citânia de Briteiros.
Pedro Xavier fez uma apresentação acerca da aplicação do método lógico-analítico ao espólio de uma jazida paleolítica, localizada, há alguns anos atrás, em Afife, perto de Viana do Castelo. A comunicação passou por uma contextualização dos paradigmas teóricos que orientaram os estudos das utensilagens líticas pré-históricas, bem como a aplicabilidade deste método ao estudo desses materiais arqueológicos. Esta conferência impressionou o público, uma vez que abordou um contexto histórico bastante antigo (entre 130 000 e 200 000 anos).
Paulo Moço apresentou os dados que se encontra a trabalhar relativos à Orca da Penela (Concelho de Tondela), um monumento megalítico, vulgo anta, utilizado no período Calcolítico, com reaproveitamentos em épocas posteriores. Foi feita uma caracterização arquitectónica do monumento funerário e uma abordagem aos materiais arqueológicos recolhidos em recentes trabalhos de escavação.
O Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores prossegue no próximo dia 13 de Agosto, no Museu da Cultura Castreja.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home